Univates tem diferencial de qualidade atestado por indicadores do MEC

Postado em 19/12/2014 16h21min

Por Nicole Morás

Os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ano de 2013 foram divulgados na última quinta-feira, dia 18, pelo Ministério da Educação (MEC). Com nota 4 no IGC, num índice que vai de 1 a 5, a Univates fica avaliada como uma instituição com diferencial de qualidade, mantendo esse desempenho nos últimos três anos.

Os dados são referentes aos cursos de Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, todos avaliados com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso. De acordo com o reitor Ney Lazzari, esse resultado é um indicador avaliativo importante e seus resultados positivos trazem uma herança significativa para a Instituição, para os cursos de graduação e para os estudantes que escolheram a Univates como instituição de ensino superior. “Por isso, agradecemos a todos que, direta ou indiretamente participaram da avaliação dos cursos, especialmente aos estudantes, comprometidos com os ótimos resultados”, afirma.

Dos indicadores divulgados, os estudantes participaram do Enade, que destacou os cursos de Biomedicina e Educação Física (Bacharelado) com o conceito 4. Os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição têm se mantido na média considerada satisfatória, de acordo com os critérios do Ministério da Educação, com nota 3 nesse quesito. Com esse resultado, todos os cursos avaliados em 2013 garantiram com êxito sua renovação de reconhecimento.

Para o estudante do bacharelado em Educação Física Luis Evandro Kruger, receber esta notícia foi incrível. “Estudo desde o primeiro semestre de 2008, e pude perceber todo o crescimento do curso, tanto na qualidade de ensino, dos professores e de toda a infraestrutura que aumenta a cada dia. Diante de tudo isso, me sinto realizado por fazer parte deste curso, e esta será uma das minhas melhores referências no mercado de trabalho. Lembro que quando comecei tínhamos que realizar algumas disciplinas fora da Instituição devido à falta de espaços adequados para as atividades, e hoje acredito que tenhamos a melhor estrutura para o curso de Educação Física do estado”, afirma. Kruger destaca ainda o trabalho do coordenador do curso, Leonardo De Ross Rosa, pela dedicação, assim como o empenho de todos os professores e de seus colegas.

CPC

Biomedicina

Educação Física – Bacharelado

Farmácia

Sobre os indicadores
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O CPC avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, realizado com alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, que fazem uma prova de formação geral e formação específica. Todos os indicadores variam entre 1 e 5 (no máximo).

Texto: Nicole Morás

Biomedicina

Elise Bozzetto

Educação Física obteve nota 4 em todos os indicadores