Chocolates para Páscoa: aprenda a fazê-los em casa

Postado em 21/01/2015 11h16min

Por Nathália Braga

A fim de ampliar as opções dos consumidores e variar o cardápio, a Univates promove mais uma edição do curso de extensão “Chocolates para Páscoa”. As aulas ocorrerão nas noites de 3 e 4 de março, no câmpus de Lajeado (rua Avelino Tallini, 171), e são direcionadas à comunidade em geral. As inscrições seguem até 25 de fevereiro.

Entre as receitas a serem ensinadas pela docente Ardêmia Thomas, formada pela Escola Italiana de Gastronomia (ICIF), estão ovos de chocolates trufado, flocados e marmorizados, trufas nevadas e de café, bombons de cereja e de ganache branco, entre outras.

A variedade é característica do mercado brasileiro, que precisa inovar a produção em decorrência da exigência dos consumidores. Conforme pesquisa de 2014 da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), 20% dos compradores procura por chocolates artesanais, enquanto 15% busca produtos lights.

Dados da Agas revelam que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de consumo de chocolates, perdendo somente para os Estados Unidos e Alemanha. Em âmbito nacional, o gaúchos são tradicionalmente apontados como os maiores consumidores de chocolates per capita. No ano passado, consumiram 12% dos ovos de chocolate produzidos em todo o país.

Interessados em aprimorar suas habilidades podem se inscrever na Secretaria de Extensão, localizada na sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/inscricoes/extensao. O investimento é de R$ 178,00 à vista ou de duas parcelas de R$ 89,00, via boleto bancário. No valor estão incluídos os ingredientes utilizados na elaboração das receitas, sendo que os inscritos recebem um avental e apostila com os ensinamentos do curso. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e sequenciais da Univates, além de diplomados (exceto de especialização e técnicos), recebem 10% de desconto.

Mais detalhes sobre o curso estão disponíveis na Secretaria de Extensão, pelos telefones (51) 3714-7011 e (51) 3714-7000, ramal 5336, ou e-mail gastronomia@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Inscrições para curso de extensão seguem até 25 de fevereiro