Professora de universidade portuguesa visita estudantes da Univates

Postado em 21/01/2015 17h33min

Por Nathália Braga

A convite de acadêmicos intercambistas da Univates que estudaram no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal, a docente da instituição portuguesa Nivea Pereira esteve no câmpus, nesta quarta-feira, dia 21, para rever os estudantes e conhecer a estrutura da Univates. Ela desembarcou no Brasil em dezembro para rever familiares e organizar assuntos profissionais. Recepcionada por 17 acadêmicos, a professora visitou as dependências do Centro Cultural, TV e Rádio Univates, onde participou de entrevista.

Nivea é brasileira, natural de Minas Gerais, porém, vive há 22 anos em Leiria. Desde 2006, atua como docente no IPL, bem como na rádio universitária Iplay. Entre 2009 e 2010, a mineira soube da existência de intercambistas brasileiros no IPL e decidiu auxiliá-los com sua experiência no território português. “Penso na tranquilidade dos pais em ter alguém para ajudar. Eu os acompanho se precisam ir ao médico, faço roteiros de viagens e disponibilizo mapas. Só há uma regra: que me tragam outro mapa para que eu possa ajudar mais pessoas”, conta.

A professora é considerada uma mãe pelos intercambistas da Univates. “Aprendo muito com eles e ficam as amizades”, destaca. Admirada com o câmpus, a docente afirmou: “É lindo, bem estruturado. Não temos essa estrutura lá no IPL”.

Embora a visita à Univates tenha marcado a primeira vez em que esteve no Rio Grande do Sul, Nivea já comprou uma cuia para beber chimarrão em Portugal.

Texto: Nathália Braga