Testes do estacionamento iniciam nesta quinta

Postado em 25/02/2015 17h17min

Por Nicole Morás

Com cerca de 40% dos estudantes se deslocando até a Univates com veículo particular, o que representa uma média diária de de dois mil veículos circulando pelo câmpus, a Instituição inicia, neste semestre, um novo modelo de estacionamento, que passará a ser cobrado. Inicialmente, haverá um período de testes, que inicia nesta quinta-feira, dia 26.

Professores, funcionários e alunos farão o acesso ao estacionamento com o uso do Cartão Institucional, enquanto visitantes utilizarão o ticket emitido junto às cancelas de acesso. Para a compra de créditos antecipados e para se cadastrar como mensalista, os interessados devem, primeiro, realizar o cadastro pelo site da Estapar – empresa terceirizada que realiza o serviço, no qual deve ser informado o CPF e escolhida uma senha de acesso. Após esta etapa, os usuários podem realizar a compra de créditos e acompanhar as movimentações pelo endereço http://www.estapar.com.br/univates/.

De acordo com a Estapar, a cobrança iniciará em março, em data a ser divulgada, após o período de testes. Em caso de dúvidas sobre cadastro e outras informações relacionadas ao estacionamento, o contato deverá ser realizado sempre via Estapar, pelo telefone 0800 10 55 60.

Funcionamento
As principais questões referentes ao sistema de estacionamento, bem como o mapa atualizado do câmpus, estão disponíveis no site www.univates.br/estacionamentos. No link, é possível ver itens como a tabela de preços, as formas de acesso e o que está assegurado pelos usuários do estacionamento, entre outros.

Alternativa
O Projeto Carona é uma alternativa para a diminuição no número de carros circulando no câmpus, além de possibilitar a redução de despesas com deslocamento até a Instituição, por meio de um sistema de busca e cadastro de caronas (www.univates.br/carona) que permite às pessoas encontrarem quem faz o mesmo trajeto que elas e estabeleçam contato. Por questões de segurança, o acesso é liberado apenas a alunos, professores e funcionários com vínculo com a Instituição. No Rio Grande do Sul, a Univates foi pioneira ao lançar esse sistema, em 2009.

Texto: Nicole Morás

Pontos de acesso, fluxo e catracas serão testados antes da cobrança entrar em vigor

Tuane Eggers

Professores, alunos e funcionários devem utilizar o Cartão Institucional para acessar o estacionamento