Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Gastronomia realiza palestra com idealizadora do Favela Orgânica

Postado em 03/03/2015 10h25min

Por Nicole Morás

A chef Regina Tchelly apresenta, na próxima terça-feira, dia 10, o projeto Favela Orgânica durante a aula inaugural do curso de Gastronomia da Univates, que ocorre às 20h10min, no auditório do Prédio 9.

Nascida no interior da Paraíba, a palestrante se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar como doméstica e percebeu a grande quantidade de alimentos desperdiçados em feiras livres e em sua própria comunidade. Foi então que ela uniu seu amor por cozinhar aos ensinamentos paraibanos de aproveitar ao máximo os alimentos e deu início ao projeto, que realiza oficinas com o objetivo de ensinar aos participantes como aproveitar a totalidade dos alimentos.

De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Adriana Bitello, a palestra terá enfoque na importância do uso integral dos alimentos nas preparações gastronômicas, reforçando o papel que o profissional da área da Gastronomia tem quando o tema é a sustentabilidade.

A atividade é voltada a acadêmicos de Gastronomia e Nutrição, sendo aberta também à comunidade em geral. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5561.

Sobre o projeto
O Favela Orgânica é um projeto que nasceu no dia 24 de setembro de 2011, com apenas R$ 140,00, nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ensinar moradores da região a aproveitarem os alimentos em sua totalidade, o Favela Orgânica já levou suas oficinas para diferentes Estados do Brasil, como Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sua missão é modificar a relação do ser humano com os alimentos, conscientizando as pessoas sobre cada etapa do ciclo da alimentação: começando do planejamento das compras e indo até o preparo e o descarte do alimento. Dessa forma, criam-se hábitos e práticas alimentares responsáveis em relação ao meio ambiente e saudáveis para famílias e comunidades.

Texto: Nicole Morás

Regina Tchelly é paraibana e realiza oficinas de aproveitamento integral de alimentos

Yoni Nimrod/Divulgação

Regina Tchelly é paraibana e realiza oficinas de aproveitamento integral de alimentos

Yoni Nimrod/Divulgação

Notícias Relacionadas