Bolsistas convidam alunos a integrar ações do Projeto Interdisciplinar

Postado em 03/03/2015 11h23min

Por Nathália Lauxen

As bolsistas Regina Jungles e Andressa Federissi, estudantes de Psicologia e Fisioterapia, respectivamente, apresentaram os resultados do Projeto Interdisciplinar (PI) desenvolvido na comunidade lajeadense e convidaram colegas interessados em participar, durante evento ocorrido nesta terça-feira, 3 de março. Intitulado “Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio, Lajeado/RS”, o PI busca aproximar alunos da realidade profissional.

Reunidos no auditório do Prédio 11, acadêmicos presenciaram os relatos das bolsistas, que apresentaram o corpo docente envolvido no PI, assim como algumas entidades parceiras da iniciativa - Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (Ciep), Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio, Projeto Vida Santo Antônio, Associação da Assistência a Infância e Adolescência (Saidan) do bairro, Escola Municipal Francisco Oscar Karnal (Fok), Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan), entre outras.

Conforme conta Regina, o projeto acompanhou 13 famílias no ano passado, com o auxílio de 67 estudantes, os quais realizaram 416 atendimentos no período. “Queremos promover o cuidado em saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aproximar os alunos da comunidade, oportunizar aos acadêmicos o contato com a realidade, além de proporcionar a experiência profissional ainda na graduação”, destaca.

Segundo o professor Luís César de Castro, ligado às ações, a proposta consiste em possibilitar aos alunos a construção de habilidades. “O PI é nacionalmente reconhecido e premiado”, ressalta.

Ao fim da explanação, foram distribuídas fichas aos acadêmicos interessados em atuar como voluntários nas ações do PI. Entre elas, atendimentos domiciliares de saúde para todas as idades, oficinas de artesanato e atividades de lazer. Desde a implantação do projeto, há seis anos, cerca de 300 estudantes integraram as práticas semanais.

Texto: Nathália Lauxen

Entre as atividades desenvolvidas no bairro Santo Antônio estão atendimentos domiciliares de saúde para todas as idades e oficinas de artesanato