Univates participa do I Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha

Postado em 23/03/2015 11h45min

Por Nathália Lauxen

Em uma mesa compartilhada com o doutor Rüdiger Ostermann, da Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, na Alemanha, a Univates foi representada no I Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha, ocorrido no último dia 12, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria. O evento contou com o apoio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do Consórcio de Universidades alemãs de Ciências Aplicadas (UAS7), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Centro Alemão de Ciência e Inovação.

Conforme relata a professora doutora da Univates Cássia Regina Goetler Medeiros, durante os dois dias do evento foram discutidas formas de aproximar os dois países, temas relacionados à saúde e enfermagem e futuras parcerias em pesquisas e atividades de ensino.

A docente ministrou a palestra “Sistemas de assistência apropriados para uma vida independente na velhice”, que abordou a situação brasileira e regional em relação à transição demográfica e epidemiológica das desigualdades sociais e da assistência à saúde, o histórico das políticas públicas na atenção à saúde do idoso no Brasil e as principais estratégias do Ministério da Saúde para o cuidado ao idoso, os resultados de estudos regionais sobre envelhecimento, redes de atenção à saúde e condições crônicas.

Conforme defende Cássia, a enfermagem exerce papel fundamental como integrante da equipe multiprofissional, buscando a interdisciplinaridade para um cuidado integral e humanizado. Ao mesmo tempo, observa que as universidades precisam contribuir para que a formação amplie o olhar dos profissionais de saúde, ainda focado nos aspectos biológicos, para as questões sociais, familiares e econômicas, a fim de diminuir as iniquidades em saúde, especialmente na velhice.

Texto: Nathália Lauxen

Professora doutora Cássia Regina Goetler Medeiros ministrou a palestra “Sistemas de assistência apropriados para uma vida independente na velhice”

Divulgação

Divulgação