Relatório da CNV conduzirá oficina sobre memória e esquecimento

Postado em 31/03/2015 10h29min

Por Nathália Lauxen

Reflexão sobre memória e esquecimento a partir da ditadura no Brasil, suas marcas na sociedade brasileira e impactos do relatório da Comissão Nacional da Verdade serão abordados em oficina, a ser realizada nos dias 14 e 28 de abril. A atividade ocorrerá das 16h30min às 18h30min, na sala 208 do Prédio 3 da Univates.

Conforme a coordenadora do evento, professora Fabiane Baumann, a proposta é discutir o relatório para identificar violações aos direitos humanos no Brasil no período militar, além de resgatar uma lembrança silenciada e pouco conhecida pelas novas gerações.

A docente ainda frisa que é importante a percepção da herança violenta da ditadura, instaurada em 1964, que ainda perdura. “Dessa forma, é possível não só evitar a repetição de uma estória tão perversa como compreender que a violência é praticada, muitas vezes, por instituições que deveriam proteger os cidadãos, mas que ainda estão permeadas por cultura autoritária e violadora dos direitos humanos”, explica.

O evento é aberto ao público em geral, aos acadêmicos dos cursos de graduação da Univates e professores de escolas de Educação Básica da região. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso sete dias após a realização do evento, por meio do Sistema de Eventos da Univates. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5592.

Texto: Nathália Lauxen

Proposta é identificar violações aos direitos humanos no Brasil no período militar

Nathália Lauxen