Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Panorama da energia solar fotovoltaica é tema de palestra

Postado em 31/03/2015 22h02min

Por Tamara Bischoff

A energia solar fotovoltaica foi tema de palestra realizada na noite desta terça-feira, dia 31, na Univates. O público, formado em sua maioria por estudantes de graduação, lotou o auditório do Prédio 7 para ouvir o engenheiro Marco Fitz, da Ralux, empresa alemã que está há dez anos no mercado e já executou mais de 500 projetos na área.

O palestrante fez uma breve retrospectiva da história da energia solar no mundo. Conforme ele, o sistema é conhecido há mais de 100 anos, mas foi nas últimas duas décadas que se voltou a investir em pesquisas e projetos de maior escala neste setor.

O engenheiro alemão explicou aos presentes o que é energia fotovoltaica e como funciona. De acordo com o especialista, hoje, considerando-se o mercado em larga escala, consegue-se converter de 15 a 20% da radiação em energia elétrica. Mesmo assim, o sistema é muito vantajoso, pois pode ser utilizado em qualquer lugar que tenha sol. Outro dado impactante apresentado na ocasião dá conta de que a radiação solar que chega ao nosso planeta atenderia em dez mil vezes sua necessidade energética.

Segundo Marco Fitz, vive-se um bom momento, no âmbito mundial, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos envolvendo a energia solar. Atualmente, Europa, Estados Unidos e China concentram a maior parte dos gigawatts instalados. A Alemanha, referência internacional no segmento, possui, hoje, 38 gigawatts. Já no Brasil, são apenas dez megawatts instalados.

Conforme o engenheiro alemão, em função de suas características geográficas, o Brasil tem de 30 a 50% mais energia solar que a Alemanha. Fitz também falou sobre o potencial solar da região do Vale do Taquari. Lajeado, de acordo com ele, poderia produzir 1.500 kilowatts/hora por metro quadrado, 40% a mais que a Alemanha.

A palestra contou, também, com uma explicação detalhada sobre a instalação das placas fotovoltaicas e fatores que influenciam na transformação da energia solar em eletricidade, como direção, inclinação, temperatura, sombra entre outros.

Ao término da explanação, abriu-se espaço para questionamentos da plateia. O evento contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Mouriac Diemer, e do professor doutor Odorico Konrad, que realizou a tradução da palestra para a língua portuguesa.

Saiba mais sobre energia solar fotovoltaica

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis são compostos por células que contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e, dessa forma, fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, por meio de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que, então, ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.


 

Texto: Tamara Bischoff

Marco Fitz (E) e Odorico Konrad

Tamara Bischoff

Palestra sobre energia solar atraiu centenas de estudantes

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas