Espaços Arte recebem novas exposições durante o mês de abril

Postado em 07/04/2015 15h51min

Por Nathália Lauxen

Desde o dia 2 de abril, artistas da região do Vale do Taquari expõem trabalhos e obras nos Espaços Arte da Univates. Quatro das oito mostras contemplam a programação do I Seminário de Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares, programado para ocorrer em 9 e 10 de abril, na Univates.

Até o dia 26, Aline Lenz e Paulo Hopper, ambos de Lajeado, exibem fotografias e textos intituladas de “Porque toda mentira é grande e toda verdade é pequena”, no Espaço Arte 9. A lajeadense Desirée de Azambuja Hirtenkauf apresenta a técnica nanquim e aquarela sobre papel, no trabalho “Gestação”, até 22 de abril, no Espaço Arte 3.

As colagens e montagens com objetos do artista Alessandro Cenci, de Lajeado, estão expostas no Espaço Arte 8, e compõem a exposição “Verdades Inventadas”. O trabalho ficará no local até o dia 28 de abril, e consiste em objetos cotidianos contextualizados e combinados entre si que, conforme prega a exposição, geram uma gama interminável de interpretações.

“Há vida por todos os cantos...”, exposição da fotógrafa Tuane Eggers, apresenta os pequenos universos existentes ao nosso redor que, segundo a artista, nos tempos imediatos em que vivemos, nem sempre nossos olhos são capazes de observar – e captar em sua totalidade, como possibilita o ato de eternizar algo em forma de imagem. Localizadas no Espaço Arte 7, as fotografias de Tuane ficarão expostas até 26 de abril e, assim como as mostras já mencionadas, contemplam a programação do I Seminário de Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares.

Fotografias de obras do arquiteto espanhol Javier García-Solera Vera podem ser conferidas no Espaço Arte 11 até 17 de abril. Promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, com organização do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), a exposição conta com registros fotográficos da professora Hevelyn Villar. Formado pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura (ETSAM), de Madrid, na Espanha, Vera ministrará palestra na Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, em data a ser divulgada.

Exposições futuras

De 28 de abril a 13 de maio, no Espaço Arte 3, o artista Rafael Klabunde, de Estrela, realizará a exposição “Realidade interior”, com técnica de óleo sobre tela, aquarela e lápis de cor. As pinturas retratam pessoas de olhos fechados para que o expectador possa relembrar-se de permitir-se fechar os olhos, e de acordo com a proposta do expositor, apenas por alguns momentos, observar o que se passa dentro de si, redescobrindo sua própria “realidade interior”.

Recortes do acervo de exposição fotográfica de autoria de Guilherme Imhoff serão expostos, no Espaço Arte 11, a partir de 23 de abril. “A Amazônia sob o Olhar de Guilherme Imhoff” consiste em fotos emolduradas e é uma promoção do Núcleo de Cultura da Univates.

Detalhes sobre as exposições podem ser conferidos com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Nathália Lauxen

Obras de Alessandro Cenci podem ser conferidas no Espaço Arte 8

Tuane Eggers

Fotografias de Paulo Hopper e textos de Aline Lenz estão expostos no Espaço Arte 9