Incubada pela Univates vence prêmio estadual de empreendedorismo

Postado em 17/04/2015 09h38min

Por Elise Bozzetto / Tamara Bischoff

O Prêmio Comung/BRDE de Empreendedorismo em Empresas Incubadas já escolheu os vencedores. A Alvap Engenharia Ltda, incubada pela Inovates – incubadora tecnológica da Univates, de Lajeado, foi a primeira colocada, e receberá premiação no valor de R$ 30 mil. Em segundo lugar ficou a Cliever Indústria e Comércio de Produtos Tecnológicos S.A., incubada da PUCRS, premiada com R$ 20 mil, e em terceiro está a SBPA Simuladores de voo e informática, da Unisinos, que receberá a quantia de R$ 10 mil. A cerimônia de outorga do Prêmio ocorre no dia 27 de abril, às 19h, no auditório do Prédio 20 da Univates (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado).

Além das premiações em dinheiro, as três empresas terão, ainda, isenção total das tarifas de análise e fiscalização praticadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na concessão de eventual financiamento, que será avaliada conforme apresentação de projeto passível de apoio financeiro pela empresa premiada, conforme análise de sua capacidade econômico-financeira e conforme normativos do Banco.

Para o assessor do Comung e coordenador da comissão que selecionou as empresas vencedoras, Renato de Oliveira, a seleção foi tarefa árdua pela qualidade e potencial inovador dos projetos. “As incubadas nos surpreenderam. Este edital demonstra que a saída econômica, especialmente para o Rio Grande do Sul, está em agregar valor à produção industrial através da pesquisa tecnológica, da interação entre universidade e empresas e do estímulo a jovens empreendedores. Esta primeira edição do prêmio mostrou que o ambiente social e cultural do Estado é fértil para essas iniciativas, que os jovens empreendedores estão aí e que as universidades comunitárias possuem alta capacidade de produção científica e tecnológica de ponta, inclusive para entrar no mercado internacional com alto desempenho”, frisa.

Alvap comemora reconhecimento

De acordo com o empresário Alberto Valdemari, da Alvap, o prêmio representa um reconhecimento pelos 12 anos de pesquisa e trabalho durante os quais a empresa tem desenvolvido várias aplicações, principalmente para o agronegócio, com a utilização do gás ozônio, considerado ecologicamente correto. “A distinção também será muito boa para a valorização da nossa equipe”, afirma ele.

A Alvap trabalha com processos de purificação e saneamento ambiental com base em ozônio, gás altamente eficiente no combate às impurezas, mas que tinha sua utilização muito limitada por se tratar de um gás instável. A empresa graduada pela Inovates, desenvolveu uma tecnologia que permite o manejo do ozônio na limpeza de frutas, purificação de água, entre outras utilizações na indústria e agricultura.

Saiba mais sobre o prêmio

Esta é a primeira edição do concurso, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e pelo BRDE. O objetivo é incentivar, reconhecer e prestigiar ações de empreendedorismo. Para a classificação, foram avaliados o caráter inovador do produto, o conteúdo tecnológico, sustentabilidade social, contribuição para o desenvolvimento do mercado local, interação com o meio e parcerias estabelecidas, além da relação custo-benefício dos investimentos realizados. Uma segunda edição do edital está sendo proposta pelo Comung ao BRDE.

“Prêmios como este podem ser de grande contribuição para o desenvolvimento tecnológico do RS. Neste sentido, uma Secretaria de Estado que se proponha a fazer a gestão integrada de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, como o é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia criada pelo atual governo, mostra-se promissora e demonstra que institucionalmente o Estado pode se capacitar para desenhar a perspectiva de um futuro mais positivo para a sociedade gaúcha”, conclui Renato de Oliveira.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comung@comung.org.br ou pelo telefone (51) 3714-7002.

Texto: Elise Bozzetto / Tamara Bischoff

Sede da Alvap localiza-se no Tecnovates