Projetos realizam ações sobre a questão indígena na Grande Porto Alegre

Postado em 20/04/2015 13h52min

Por -

Bolsistas e voluntários dos projetos de extensão “História e cultura Kaingang em territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”, coordenado pelo professor Luís Fernando Laroque, e “Arqueólogo por um dia”, atualmente coordenado pela professora Maribel Girelli, realizaram, na última quarta-feira, dia 15, palestras e oficinas com alunos do Ensino Fundamental e Médio na “Semana Indígena do ano 2015”, organizada pelo Colégio Estadual Augusto Meyer, de Guaíba.

As atividades foram desenvolvidas pelos alunos graduandos do curso de História da Univates Jonatan Busolli, Tuani de Cristo, Jean Lopes de Oliveira e Marina Johann. Os acadêmicos, atendendo a solicitação da escola, desenvolveram, no decorrer dos turnos da manhã e da tarde, palestras e oficinas abordando o processo histórico brasileiro envolvendo os povos indígenas e seu protagonismo enquanto grupos étnicos distintos, as legislações indigenistas brasileiras do passado e da atualidade, alguns dos saberes ameríndios, além de elementos de seu patrimônio cultural e ambiental que continuam presentes.

De acordo com Laroque, é importante salientar que este é o quinto ano que a Univates, por meio dos referidos projetos de extensão, é convidada a contribuir com atividades pedagógicas que a escola vem realizando. “Essas atividades estão em conformidade com a Lei 11.465, de 10/03/2008, sobre a necessidade de abordar a temática indígena em todos os períodos da história brasileira com vistas a despertar o respeito pelo diferente de nós e desenvolver relações de alteridade com os indígenas do tempo presente”, explica.

As atividades foram desenvolvidas pelos alunos graduandos do curso de História

As atividades foram desenvolvidas pelos alunos graduandos do curso de História