Troca-Troca estimula a leitura e a reutilização de livros

Postado em 20/04/2015 21h28min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de estimular a leitura, a reutilização e a partilha de livros, a Univates deu início, nesta segunda-feira, ao 11º Troca-Troca de Livros, organizado pela Biblioteca e pelo Museu Regional do Livro (MRL). Na ação, os participantes levam livros usados, em bom estado, ao hall da Biblioteca, e trocam por outros de seu interesse, de acordo com o material exposto, sobre os mais variados temas.

A iniciativa ocorre durante a Semana do Livro, comemorada de 22 a 26 de abril. Conforme a responsável pelo MRL, Monique Izoton, cada participante pode trocar quantos livros quiser. “Só nos últimos dois anos tivemos a participação de mais de 130 pessoas e mais de 660 livros trocados”, explica. Além de livros disponíveis para troca, o evento também disponibiliza alguns materiais oriundos de doação sem a necessidade de substituir por outro.

As estudantes Ruti Angélica Simsen, do curso de Ciências Contábeis, e Paula Beatriz Meireles Kruger, de Fisioterapia, ainda não conheciam o Troca-Troca e acharam a ideia interessante. Enquanto realizavam um trabalho acadêmico, perceberam os livros expostos e se aproximaram do local. “Sempre temos alguns livros em casa que não utilizamos mais. Pode ser que a gente venha trocar ainda durante a semana”, comentaram.

A atividade prossegue até o próximo sábado, dia 25, durante o horário de funcionamento da biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h45min, e no sábado, das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Detalhes podem ser conferidos com o Museu Regional do Livro, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5982, ou pelo e-mail museudolivro@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

As estudantes Ruti Simsen e Paula Kruger ainda não conheciam o Troca-Troca e gostaram da ideia