Grupo recebe pesquisador referência na área de currículo

Postado em 27/04/2015 14h19min

Por Tuane Eggers

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq), vinculado ao Mestrado em Ensino da Univates e coordenado pela professora doutora Angélica Vier Munhoz, contou com uma participação especial na tarde da última quinta-feira, dia 23. O professor doutor Tomaz Tadeu, pesquisador renomado da área de currículo, participou do encontro contando sua trajetória acadêmica e abordou sua produção enquanto pesquisador.

Durante o encontro com o grupo de pesquisa, Tomaz falou sobre sua produção enquanto pesquisador da educação e do currículo em meio a contextos sociais e políticos do final dos anos 1990. Também falou de seu trabalho atual enquanto tradutor, afirmando que “a literatura permite um campo de invenção na Pedagogia”.

Tadeu é PhD pela Stanford University (1984), dos Estados Unidos, foi professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/Ufrgs) e esteve envolvido, durante o final da década de 1990, com a direção e a publicação de livros voltados para o campo da teoria curricular e com a tradução de artigos e obras que possuem relação com a questão do currículo.

Alguns de seus livros tornaram-se clássicos na produção curricular no Brasil, como “O sujeito da educação” (1994); “Alienígenas na sala de aula” (1995); “Documentos de identidade” (1999); “O currículo como fetiche” (1999); “Identidade e diferença” (2000); “Teorias do currículo: uma introdução crítica” (2000); “Composições” (2003). Atualmente Tadeu dedica-se a fazer traduções de obras filosóficas, como “Ética”, de Spinoza (2007), e obras literárias de autores como Baudelaire, Mallarmé, Valéry e, recentemente, as obras de Virgínia Woolf.

Texto: Tuane Eggers

Tomaz Tadeu participou de encontro com o grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento

Tuane Eggers