Curso de Farmácia realiza campanha sobre uso racional de medicamentos

Postado em 05/05/2015 14h19min

Por -

Esta terça-feira, dia 5, foi estipulada como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Por isso, até a próxima sexta-feira, dia 8, o curso de Farmácia e a Farmácia-Escola realizam a campanha “Sobrou? Venceu? Descarta na Farmácia. É o melhor para a sua saúde!”. A ação visa a conscientizar sobre o uso racional e sobre o descarte correto de medicamentos. Todos os funcionários, alunos e professores da Univates que quiserem descartar seus medicamentos poderão fazê-lo depositando-os no coletor que está no hall do Prédio 9 (em frente à livraria) durante toda esta semana.

Confira mais informações:

Sobrou? Venceu? Descarta na Farmácia. É o melhor para a sua saúde!

O descarte adequado de medicamentos é um grande desafio para a sociedade, pois estes são geralmente rejeitados no lixo comum. O Brasil é um grande consumidor de medicamentos, no entanto, estima-se que aproximadamente 20% desse montante seja jogado em redes de esgoto sanitário ou no lixo doméstico.

A prática do descarte incorreto origina danos à saúde pública, assim como sérios danos ambientais. O descarte inadequado afeta diretamente o meio ambiente, contaminando o solo, as águas, animais e, consequentemente, trazendo sérios riscos à população, principalmente às pessoas que têm o lixo como fonte de renda. Além disso, o descarte incorreto de antibióticos favorece o desenvolvimento de resistência bacteriana.

Mas o que posso fazer?
Não jogue os medicamentos nem embalagens que têm contato direto com eles no lixo doméstico, na pia ou no vaso sanitário.

Então, onde devo descartar os medicamentos vencidos ou que não uso mais?
Medicamentos vencidos e aqueles que não vão mais ser utilizados podem ser entregues na Farmácia-Escola ou em qualquer outro ponto de coleta existente em farmácias. Dessa forma, os medicamentos serão adequadamente descartados, evitando a contaminação do ambiente e danos à saúde.

Aproveite a dica da equipe da Farmácia-Escola e do curso de Farmácia!
Faça uma faxina em sua farmácia caseira, separe os medicamentos vencidos e que não utiliza mais e traga para descartá-los na lixeira coletora que está disponível na área de convivência do Prédio 9 da Univates.

Participe você também da campanha “Sobrou? Venceu? Descarta na Farmácia. É o melhor para a sua saúde!” Assim, você estará ajudando sua saúde e o meio ambiente!