Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Odontologia é nova opção na Univates

Postado em 29/06/2015 17h24min

Por Nathália Lauxen

Após aprovações do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), foi publicada no Diário Oficial da União deste dia 29 de junho a autorização para implantação do curso de Odontologia na Univates. Na proposta de ensino, formulada a partir de metodologias ativas, a nova graduação da área da saúde terá duração de cinco anos, e disponibilizará 60 vagas anuais com aulas em turno integral. O curso terá início no segundo semestre deste ano e a seleção de candidatos ocorrerá exclusivamente por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, 2012, 2013 e 2014.

O corpo docente, formado por profissionais qualificados de outras regiões e estados, iniciou o projeto do curso há três anos. O primeiro passo originou-se da necessidade de aliar a formação acadêmica à realidade do profissional de Odontologia. A problemática estudada pelo corpo docente partiu dos questionamentos: “Qual dentista queremos formar? Na formação que tivemos o que faltou? Quais habilidades e competências são necessárias para o mercado de trabalho atual?”.

Conforme o coordenador do curso, Maurício Fernando Nunes Teixeira, o desenvolvimento da rede de saúde brasileira e do Vale do Taquari requer a formação de profissionais com espírito crítico. “É necessário, além de conhecer a região, ter capacidade de promover mudanças e melhorias na prevenção de doenças, promoção de saúde e assistência à população”, salienta.

O modelo do curso é único no Rio Grande do Sul, uma vez que está organizado em módulos e utilizará as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Cursos similares existem em universidades do Paraná, Ceará e Rio de Janeiro, além de países como Holanda, Canadá e Estados Unidos. Ainda há, porém, o predomínio do ensino tradicional, que, na visão do corpo docente, tem sido muito importante, mas não atende às necessidades da formação do profissional de Odontologia para o mercado atual. Os professores defendem que os novos dentistas devem ouvir as demandas da sociedade e suprir suas necessidades por meio de uma atuação generalista.

As estratégias de ensino desenvolverão a técnica e as habilidades dos estudantes, bem como competências, a fim de preparar a inserção do estudante no mercado competitivo e complexo existente na área. O curso terá poucos professores, com carga de trabalho maior, buscando estimular o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, a fim de que saibam lidar com informações, questioná-las e avaliá-las. A proposta é formar profissionais atualizados e com autonomia, capazes de atuar em todas as áreas possíveis da Odontologia.

As características sociais da população foram estudadas pelo grupo de docentes durante a construção do projeto do curso. Com isso, os alunos atuarão em diferentes áreas da Odontologia, desde o início da vida acadêmica, para se tornarem profissionais capazes de, atuando em equipe, problematizar e responder a essas necessidades. No início do curso, um dos locais de vivência do curso será na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) da Univates, com a proposta de formar, nos estudantes de Odontologia, uma visão ampliada da rede de saúde e seus usuários, desenvolvendo condições de avaliar as necessidades gerais e específicas dos indivíduos.

“Odontologia conclui a área da saúde na Univates”
Segundo o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a implantação do curso de Odontologia na Instituição encerrará as opções de graduação oferecidas na área da saúde. O modelo do curso segue o padrão aplicado na Medicina da Univates, com enfoque no atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o futuro cirurgião-dentista diplomado pela Univates será preparado para atuar não só na clínica, mas também na prevenção de doenças e na promoção de saúde. “O mercado que envolve consultório privado está cada vez mais restrito, pois atualmente o profissional da Odontologia mais previne problemas dentários do que os trata”, ressalta.

Centro Clínico Univates: o bom ensino a partir da boa assistência
Com as obras em andamento, o Centro Clínico Univates tem previsão de inauguração para março de 2016 e contemplará a maioria dos cursos da saúde, com atendimentos multidisciplinares. Segundo Lazzari, haverá espaço para estágios aos acadêmicos, acompanhados por professores e preceptores. A expectativa é, até 2018, conter 20 especialidades – destas, 14 médicas - que atenderão pacientes encaminhados pelos postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família da região. Para isso, é preciso o credenciamento do Centro Clínico com o SUS, o qual determinará o número de consultas disponíveis para cada especialidade e repassará o recurso para os atendimentos. Após diagnóstico, se preciso, o paciente será encaminhado aos hospitais. “Não vamos resolver o problema das consultas públicas, mas iremos amenizá-lo”, destaca o reitor.

Para março do próximo ano, são previstas inicialmente três especialidades médicas e quatro não médicas atuantes no Centro Clínico. No âmbito odontológico, serão 69 espaços para atuação.

Inscrições para o processo seletivo iniciam em 1º de julho
Interessados em concorrer às 60 vagas do curso de Odontologia devem se inscrever, a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de julho, com início às 8h30min, no site www.univates.br/vestibular/odontologia. O encerramento das inscrições ocorre em 12 de julho, às 23h59min, conforme horário de Brasília.

É possível, ainda, efetuar inscrições no setor de Atendimento ao Aluno da Univates, localizado na sala 402 do Prédio 3, no câmpus da Univates, em Lajeado, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 22h30min, e sábado, das 8h30min às 11h30min. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, a qual deverá ser paga até 13 de julho próximo.

A homologação das inscrições e o resultado do processo seletivo serão divulgados até o próximo dia 15 de julho no site da Univates. As matrículas dos selecionados serão realizadas, de modo presencial, no setor de Atendimento ao Aluno, nos dias 16 e 17 de julho de 2015, das 8h às 11h30min e das 13h às 21h, e no dia 18 de julho de 2015, das 8h às 11h. O candidato classificado que não comparecer pessoalmente, ou não constituir procurador para efetivar a matrícula até as 11h do dia 18 de julho, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato subsequente na lista de classificação.

Documentação necessária para matrículas e outros detalhes estarão disponíveis no edital do processo seletivo, que pode ser conferido neste link.

Texto: Nathália Lauxen

Graduação será oferecida a partir do próximo semestre

Nathália Lauxen

Graduação será oferecida a partir do próximo semestre

Nathália Lauxen

Graduação será oferecida a partir do próximo semestre

Nathália Lauxen

Graduação será oferecida a partir do próximo semestre

Nathália Lauxen

Notícias Relacionadas