Demandas energéticas regionais são debatidas em reunião na Univates

Postado em 02/07/2015 16h

Por Tuane Eggers

Em parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), a Univates sediou, na manhã desta quinta-feira, dia 2, a reunião da Secretaria de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, foram debatidas as demandas energéticas regionais do Plano Energético do Rio Grande do Sul.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, elogiou as iniciativas da Univates na busca por energias limpas e renováveis, citando a Instituição como um exemplo a ser seguido, já que é precursora das energias alternativas. Em seguida, o pró-reitor Administrativo, professor Oto Moerschbäecher, comentou sobre algumas ações e pesquisas realizadas na área de energia, como é o caso da Usina de Energia Solar, implementada recentemente, e os estudos sobre biometano realizados em parceria com a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - Sulgás.

De acordo com ele, a área ambiental e a busca por energias alternativas estão entre os focos da Univates e devem ser uma das prioridades também para o país. Moerschbäecher comentou sobre o centro de pesquisa de energia fotovoltaica de concentração, um método mais eficaz de produção e utilização de energia solar, que deve ter seus primeiros painéis instalados até o final do ano. Outro estudo nessa área será o atlas solar da região, com o objetivo de avaliar a incidência solar e a capacidade de produção de energia.

“Nas nossas limitações, temos buscado algumas alternativas e podemos disponibilizar essas informações ao governo do estado para colaborar no que for possível, já que precisamos ter, além de mais energia, possibilidades de energias limpas”, destacou o pró-reitor. Conforme a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, foram debatidos temas como as matrizes energéticas e o aproveitamento da energia, além da questão da biomassa, que pode ser gerada a partir da carga orgânica produzida na região do Vale do Taquari.

Enquanto a média estadual de consumo de energia aumentou em 18,5% nos últimos anos, o consumo de energia na região teve um aumento de 43% no mesmo período (2000/2010). Assim, foram abordadas na reunião as necessidades da região e as possibilidades para solucionar essas demandas. Será elaborado um diagnóstico regional, com um levantamento das necessidades, para ser entregue em torno de 20 dias ao governo estadual. A ideia é que o planejamento seja entregue até o final deste ano, com perspectivas de ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo.

Participaram do evento representantes de prefeituras, secretarias municipais, associações e universidades, vereadores e demais lideranças regionais. Detalhes podem ser conferidos com o Codevat, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5230, ou pelo e-mail codevat@univates.br.

Texto: Tuane Eggers