Centro para mediação de conflitos é nova área de Direito

Postado em 03/07/2015 08h50min

Por Tuane Eggers

Um novo campo de atuação para estudantes e professores da área do Direito foi instalado, no Fórum de Lajeado, na última semana: o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc. Durante a solenidade, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, José Aquino Flôres de Camargo, foi firmado um convênio com a Univates para formação de mediadores e conciliadores.

O objetivo da unidade é oferecer, por meio da mediação, atendimento especializado ao cidadão, com abordagem autocompositiva de resolução de conflitos. Trata-se de um mecanismo de solução de conflitos construído pelas pessoas envolvidas, sendo que o mediador estabelece a comunicação entre as partes para que elas mesmas possam compreender a situação e construir juntas uma solução.

O vice-reitor, Carlos Cyrne, a coordenadora do curso de Direito, professora Bianca Bertani, e a coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica – Sajur, professora Marta Piccinini, estiveram no evento representando a Univates. O papel da Instituição será de sediar cursos de capacitação para formação de mediadores, com aulas ministradas por equipe do Tribunal de Justiça. A atividade ocorre entre os dias 13 e 17 de julho e recebe inscrições de interessados.

A professora Bianca conta que já participou de um curso de mediação e acredita que essa é a melhor forma de solucionar divergências. “Ninguém melhor do que as partes envolvidas podem compreender e resolver um conflito. Não existe nenhum juiz que possa compreender, por mais que se cerque de uma equipe interdisciplinar, o que se passa em uma casa e nos corações envolvidos naquela situação”, ressalta.

Além disso, ela acredita que a mediação proporciona aos estudantes uma nova forma de pensar a área jurídica. “Trabalhar com uma cultura de paz, com uma cultura harmoniosa em vida, também vai se refletir na formação dos nossos acadêmicos, com um pensamento menos egoísta e mais conjunto, com a ideia de coletividade”, complementa Bianca. Conforme a professora, a ideia é que o Sajur também conte, futuramente, com um espaço para a mediação de conflitos.

Saiba mais sobre a capacitação

A capacitação para formação de mediadores recebe inscrições dos interessados. Podem participar estudantes formandos e já diplomados do curso de Direito, de profissionais que cursam ou já cursaram especialização na área jurídica na Univates, e também de professores desse campo. A atividade será realizada, de forma gratuita, entre os dias 13 e 17 de julho, nos turnos manhã e tarde, no câmpus de Lajaedo (rua Avelino Tallini, 171).

O procedimento é composto pela capacitação, com carga horária de 40 horas, e por um período de dois anos de estágio, realizado no Fórum de Lajeado. Durante o período, a atuação é feita de forma voluntária, no entanto, nada impede que os capacitados atuem profissionalmente nessa área após a capacitação.

Os interessados em se inscrever podem entrar em contato pelo e-mail direito@univates.br, informando a sua formação. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5541.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers