Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos imigrantes de projeto de inclusão recebem doação de livros

Postado em 03/07/2015 09h55min

Por Nathália Lauxen

Alunos haitianos integrantes do projeto de extensão “A aprendizagem da Língua Portuguesa como língua adicional: investigação, formação e ensino” da Univates receberam doações de 20 livros de Português para Estrangeiros/Língua Adicional da Cooperativa Sicredi. Os exemplares de “Novo Avenida Brasil” são utilizados em programas de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Língua Adicional (PLA) em instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A entrega dos livros ocorreu no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o Castelinho, em Lajeado. Participaram da atividade a assessora de comunicação do Sicredi, Josiane Prietsch, as professoras da Univates envolvidas no projeto, Maristela Juchum, Margarita Rosa Gaviria, Graziela Jacques Prestes, a diretora do Castelinho, Evenize Pires, e os professores voluntários Marineli Cordeiro, Lovani Favaretto Roger Pozza e Anderson Cadet.

O grupo agradeceu o apoio da cooperativa e o acolhimento dos imigrantes. Conforme a professora Graziela, a maioria dos alunos do projeto de extensão trabalha na empresa Minuano, a qual estuda a doação de 40 livros para o projeto de inclusão. Além dos livros recebidos, os estudantes aprendem também com material didático produzido pelo grupo de professores que lecionam as aulas de PLE e PLA, que se dirige ao contexto atual dos imigrantes no Brasil. No projeto, a maior parte dos estudantes tem Ensino Médio completo e, alguns, graduações completas ou incompletas. Outros frequentam o Ensino Superior atualmente.

Graziela salienta que a abordagem do programa prioriza o diálogo constante entre alunos e professores, em uma visão de compartilhamento de olhares do mundo, de percepções sobre as realidades. “Não estamos, de forma alguma, ensinando somente língua e cultura nas variantes brasileiras. Estamos formando cidadãos atuantes em uma sociedade construída pelo valor dado ao trabalho, ao crescimento econômico e social. E é o que esses alunos desejam: serem reconhecidos por seu valor humano e social”, completa.

 

Texto: Nathália Lauxen

Cooperativa Sicredi doou exemplares de Português aos estudantes haitianos

Josiane Prietsch/Divulgação

Notícias Relacionadas