Pesquisadoras participam de escavação na Espanha

Postado em 06/07/2015 17h29min

Por Tuane Eggers

A coordenadora do setor de Arqueologia do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, professora doutora Neli Galarce Machado, e a pesquisadora e doutoranda Fernanda Schneider participaram, entre os dias 15 de junho a 3 de julho, de uma escavação na Espanha. A atividade ocorreu no sítio arqueológico do período do Neolítico europeu de “La Draga”, na região de Banyoles, próximo a Barcelona.

De acordo com a professora Neli, o ambiente é o único sítio pré-histórico de ambiente lacustre da Península Ibérica, datado de 7300 antes do presente, considerado um dos primeiros sítios de povos agricultores da Europa. “Durante os dias da escavação, verificamos e ajudamos na coleta de sedimentos para análises palinológicas, antracológicas, de microvestígios, como amido e fitólitos, além do registro e coleta de ossos de animais para análise de DNA”, explica.

O sítio está sendo pesquisado há mais de 25 anos pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Na campanha deste ano, participaram pesquisadores de diversos lugares da Espanha, do Brasil, da Sérvia, da Polônia, da França, da Itália e da Grécia.

Neli é professora do curso de História da Univates e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Ensino (PPGEnsino), enquanto Fernanda é doutoranda do PPGAD. Detalhes podem ser conferidos pelo site www.univates.br/pos-graduacao.

Texto: Tuane Eggers

Pesquisadoras participaram de escavação em sítio arqueológico do período do Neolítico europeu de “La Draga”