Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Uma caminhada em prol da inclusão

Postado em 06/07/2015 17h43min

Por -

No dia 08 de julho comemora-se, no Brasil, o Dia Nacional do Pesquisador. Nesta segunda-feira, dia 06 de julho, a Univates homenageia um de seus mais expressivos pesquisadores, falecido há cinco anos: Atos Prinz Falkenbach. Quando se analisa a carreira acadêmica do Prof. Dr. Atos, observa-se grande dedicação à pesquisa e à extensão, estando sempre envolvido em ações de impacto regional. 
 
Atos Falkenbach tinha 42 anos. Foi coordenador do Curso de Educação Física da Univates por oito anos, ministrou as disciplinas Psicomotricidade, Formação Pessoal, Esporte Aquático e Desenvolvimento Humano. Atuou nos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento. Doutor em Ciências do Movimento Humano, Falkenbach foi um dos idealizadores do curso de Educação Física da Univates. O professor também promovia atividades de extensão, inclusão social e possuía forte vínculo com a comunidade. 
 
Com graduação em Licenciatura em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1990), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), ele se descrevia como tendo “[...] experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, acessibilidade, necessidades especiais, inclusão, psicomotricidade e educação infantil”. 
 
Ao longo de sua carreira, publicou 50 artigos científicos, organizou e publicou oito livros e elaborou 14 capítulos de livros publicados por outros pesquisadores. Além disso, teve inúmeros resumos publicados em anais de eventos, sendo os mais recentes no European Congress of Adapted Physical Activity (EUCAPA 2010), na Finlândia. 
 
Salienta-se, ainda, grande número de orientações em todos os níveis, desde a graduação, iniciação científica, cursos de especialização e mestrado. Somadas chegam a mais de 60, e a elas devem ser adicionadas as 16 que estavam em andamento. 
 
Um exemplo de sua dedicação à inclusão está em sua tese de doutorado: “Um estudo de casos: as relações de crianças com Síndrome de Down e de crianças com deficiência auditiva na psicomotricidade relacional”. Sempre dedicado e determinado no aprofundamento de seu estudo, os colegas retratam Atos como sendo uma pessoa que sabia respeitar diferenças, conhecer as pessoas para saber como ajudá-las e estava sempre pronto para ajudar. Suas relações profissionais eram baseadas no respeito, bom convívio e afetividade. Por onde passou, Atos sempre deixou grandes amigos que lembram dele com muito carinho. 
 

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas