Curso de Odontologia inicia atividades na Univates

Postado em 28/07/2015 16h38min

Por Elise Bozzetto

Iniciou o semestre letivo para o curso de Odontologia da Univates. Nesta terça-feira, dia 28, professores, estudantes e familiares participaram do evento de abertura do curso. A recepção contou com a apresentação da metodologia e da estrutura curricular do curso, visita guiada às instalações da Instituição e aula inicial com os principais recursos virtuais disponíveis aos estudantes.

Rafaela Scheibler, 18 anos, de Lajeado, está convicta quanto a sua escolha: "Quero aproveitar a estrutura que as pessoas dizem ser muito boa. Eu sempre quis fazer Odonto, então fiquei muito feliz de ter aberto o curso aqui", comenta a estudante. Outra caloura que está na expectativa para o início das aulas é Fernanda Trevisol, 18 anos, também de Lajeado. “As expectativas em relação ao curso são as melhores, estou ansiosa para começarem as aulas”, revela a aluna.

Segundo o coordenador do curso, Maurício Teixeira, os familiares foram convidados pois o apoio em casa é importante. “A proposta é que os familiares ajudem no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos são muitos novos, necessitam de apoio e compreensão, pois precisarão de dedicação aos estudos. Nossa proposta é diferenciada, tanto pelo uso de metodologias ativas quanto pelo currículo modular. Os estudantes terão sete turnos de estudo na Univates e três turnos de estudo individual em casa. O curso é organizado não por disciplinas, mas de forma integrada. Os conteúdos são trabalhados de modo interligado, construídos de forma contínua em uma sequência que vai ficando complexa ao longo dos semestres. Isso permite a total integração entre os conteúdos, e os professores também trabalham de forma conjunta. Além disso, o uso de metodologias ativas de ensino coloca o aluno como responsável pela construção do conhecimento, participando de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem”, avalia Teixeira.

Semana segue com programação especial

Durante a semana, alunos e professores participarão de discussões sobre construção de contrato pedagógico do curso, perfis de ingressantes e egressos, avaliação diagnóstica de cada estudante e do grupo, metodologias de ensino e avaliação. Também conhecerão os ambientes e laboratórios do curso e as instalações da área da saúde que a Univates disponibiliza.

Texto: Elise Bozzetto
Fernanda Trevisol