I Semana do Intercâmbio Univates ocorre de 10 a 14 de agosto

Postado em 29/07/2015 10h18min

Por Nicole Morás

Fomentar a internacionalização é uma constante na Univates, seja por meio da oferta de cursos de Língua Inglesa do Projeto i ou pela realização de intercâmbio de professores e estudantes. Outra iniciativa voltada a esse propósito é a I Semana do Intercâmbio, que será realizada de 10 a 14 de agosto e abrange atividades para todos os Centros da Instituição.  A atividade, proposta pela Câmara de Internacionalização, visa a aproximar estudantes, professores e a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), de modo a disseminar a cultura da internacionalização, comunicar o que vem sendo realizado pela Univates com instituições internacionais e divulgar oportunidades de intercâmbio.

“Foi pensado nesse modelo para mudarmos, pois até então fazíamos sempre a Noite do Intercâmbio. Assim, teremos um evento mais focado por Centros ou áreas. Hoje em dia, é necessário que tenhamos ação regional, mas que pensemos globalmente, que tenhamos parceiros de outros países que venham contribuir com nosso crescimento e nós com o deles. A internacionalização é um dos meios que temos para atingirmos nossos objetivos como Instituição”, afirma a coordenadora da AAII, Viviane Bischoff.

A programação inicia na segunda-feira, dia 10, com atividades voltadas aos alunos do Centro de Gestão Organizacional, nos encontros “O mundo por meio de intercâmbio”, “Como ter dupla diplomação” e “Vivência Internacional”. Já na terça-feira, dia 11, o Centro de Ciências Humanas e Sociais organiza evento sobre educação intercultural; e, na quarta-feira, dia 12, os alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde conversam sobre oportunidades e importância do intercâmbio. O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas realiza evento sobre planejamento de carreira e relato de vivências internacionais na quinta-feira, dia 13; e os programas de pós-graduação stricto sensu ganham espaço na sexta-feira, dia 14, com o tema “Intercâmbio: possibilidades e desafios”.

Durante a I Semana do Intercâmbio Univates também haverá um quiosque itinerante de informações, no turno da noite, no qual estarão disponíveis materiais de divulgação de possibilidades de intercâmbio realizadas pela Univates e dos cursos de Língua Inglesa do Projeto i.

Mais informações podem ser obtidas com os Centros responsáveis pelas atividades ou com a AAII, na sala 526 do Prédio 9, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

10/08/2015 – Dia Internacional CGO
Quiosque da AAII no Prédio 12
Explore as possibilidades internacionais:
* O mundo por meio de intercâmbio
Horário: 19h às 21h30min
Local: Sala Temática de Recursos Humanos (200 do Prédio 12)

* Como ter dupla diplomação
Horário: 19h às 21h30min
Local: Sala Temática de Finanças (402 do Prédio 12)

* Vivência Internacional
Horário: 19h às 21h30min
Local: Sala Temática de Relações Internacionais (206 do Prédio 12)

11/08/2015 – Dia Internacional CCHS
Quiosque da AAII no Prédio 7
Educação intercultural
Horário: 19h20min às 20h50min
Local: auditório do Prédio 7

12/08/2015 – Dia Internacional CCBS*
Oportunidades e importância do intercâmbio
* Atividade restrita aos alunos do CCBS que estiverem em aula nessa data.

13/08/2015 – Dia Internacional Cetec
Quiosque da AAII no Prédio 11
Planejamento de carreira e relato de vivências internacionais
Horário: 19h10min às 20h45min