Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vice-reitor apresenta resultados de pesquisa em congresso internacional

Postado em 29/07/2015 17h21min

Por Elise Bozzetto e Tuane Eggers

O vice-reitor e pesquisador da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, apresentou nesta quarta-feira, dia 29, resultados preliminares de sua tese de doutorado no Congresso Internacional do Leite 2015. O evento se estende até amanhã, dia 30, no Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre.

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates (PPGAD), orientado pelos professores Dra. Claudete Rempel e Dr. Claus Haetinger, traçou comparativo entre o perfil do produtor e da propriedade rural na Galícia, Espanha, e no Vale do Taquari. Os resultados mostram que o perfil do produtor é muito semelhante nas duas regiões: a maioria apresenta idade média de 45 anos, são do sexo masculino, casados, atuam somente no agronegócio e estão no ramo em média há 20 anos. Já o perfil das propriedades é bem diferente. Enquanto na Galícia as propriedades são especializadas em produção leiteira, no Vale do Taquari há consórcio da produção leiteira com avicultura, suinocultura ou agricultura. Dificilmente os produtores do Vale têm no leite sua principal atividade.

A região da Galícia é responsável por 40% da produção leiteira da Espanha, o que representa uma grande importância dessa atividade para a comunidade local. Além disso, a produção espanhola chega a cerca de 12 mil kg de leite por vaca/ano, enquanto a região do Vale do Taquari produz cerca de 3 mil kg por vaca/ano. No Vale do Taquari, a atividade também é uma das principais fontes de renda do agronegócio: o Vale tem a segunda maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul, o que significa que a atividade tem alto impacto econômico e social para as propriedades rurais.

Saiba mais sobre o estudo

O ambiente econômico encontra-se em constante evolução, provocando a transformação dos negócios. No Brasil, especificamente na área da produção de leite, desde o início dos anos 1990, ocorreram alterações significativas, saindo do controle estatal sobre os preços para a liberação dos produtos.

Com isso, houve a necessidade de reestruturar a cadeia de produção, criando, assim, um novo perfil para o setor. Passou a ser necessário controle mais intenso e pormenorizado das atividades, a adoção de novas regras referentes à qualidade do produto e dos processos e a adoção de novos padrões tecnológicos e de gestão.

O estudo objetiva propor um painel de indicadores de gestão das propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari a partir de estudo comparativo com as propriedades da região da Galícia, na Espanha. Para atender ao proposto, realizaram-se pesquisas, indo ao encontro de produtores de leite do Vale do Taquari e da Galícia. Executadas as etapas previstas, a pesquisa constatou gestão débil e com a utilização mínima de indicadores de gestão nas propriedades de ambas as regiões.

“Conseguimos notar, e este é o principal objetivo do estudo, que a questão da gestão nas propriedades ainda requer avanços. Nas duas regiões ainda se pensa muito na produção e sobra o que sobrar de resultado. Nós precisamos entender, buscar uma mudança na gestão, para melhorar a produção e a qualidade do nosso leite. Precisamos qualificar mais nossos produtores. O que se nota é que a formação educacional ainda é baixa nas propriedades e precisamos mudar isso”, salienta Cyrne.

Texto: Elise Bozzetto e Tuane Eggers

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas