Vice-reitor da Univates palestra no ForGrad Sul 2015

Postado em 31/07/2015 09h27min

Por Elise Bozzetto

Florianópolis/SC – Nesta quinta e sexta-feira, acontece, no Museu da Escola Catarinense (Udesc), em Florianópolis, o Fórum de Pró-reitores de Graduação (ForGrad) Sul 2015. O evento reúne pró-reitores de graduação de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e serve como preparatório para o evento nacional. Como palestrante convidado, o vice-reitor da Univates, doutorando Carlos Cândido da Silva Cyrne, debaterá o tema “Gestão da evasão no Ensino Superior”, na manhã desta sexta-feira. Também participa do fórum, representando a Univates, a pró-reitora de Ensino, professora Ma. Luciana Carvalho Fernandes.

Com a temática geral “Plano Nacional de Educação – Desafios e Perspectivas”, o evento pretende elaborar e aprovar o documento intitulado “Carta de Florianópolis”, contemplando as discussões, as demandas e as políticas propostas pelos pró-reitores e gestores de ensino. Serão propostas políticas, metas e estratégias, visando ao fortalecimento da educação no Brasil, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Carta Nacional.

Sobre a evasão

Conforme explica Cyrne, a evasão no Ensino Superior é debatida no ForGrad desde 1991. As causas são colocadas como internas (lacunas da educação básica que dificultam o acesso aos conteúdos dos cursos de graduação; processo seletivo precoce, no qual o estudante não tem convicção da carreira escolhida; e desencantamento com as instituições de ensino) e externas (conjuntura macroeconômica que dificulta o acesso financeiro ao Ensino Superior). Para o pesquisador, o trabalho das instituições deve se focar principalmente em dois pilares: dar suporte à aprendizagem dos estudantes, oferecendo oficinas, monitorias e acompanhamento ao processo de aprendizagem com metodologias que promovam a autonomia do acadêmico, e oferecer apoio financeiro com núcleos de negociação para que o aluno possa ter uma ferramenta para suprir a falta de recurso, que muitas vezes é pontual em uma etapa da vida acadêmica.

“Hoje temos o grande desafio, enquanto gestores, de avaliar as causas e motivações do abandono de cursos de graduação. Enquanto instituições públicas, há um custo que não se reverterá em pessoas qualificadas. No caso do ensino privado, além de não oferecer ao mercado profissionais com formação, é receita que deixa de entrar e, consequentemente, há encarecimento dos cursos”, comenta.

Edição nacional

O ForGrad Nacional acontece na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, entre os dias 20 e 22 de agosto, com o tema “PNG e PNE: convergências, metas e a formação de professores”.

Texto: Elise Bozzetto