Univates promove 9º CCTEC e 1º ComungTEC de 19 a 24 de outubro

Postado em 12/08/2015 10h36min

Por Nicole Morás

A Univates realiza, de 19 a 24 de outubro, o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari – CCTEC. Neste ano, a programação será compartilhada com o 1º ComungTEC, o Congresso de Ciência e Tecnologia do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Os dois eventos visam ao aperfeiçoamento e à qualificação dos estudantes da Instituição e do Comung, além de docentes, pesquisadores e comunidade, no âmbito da ciência e da tecnologia. As atividades ocorrem em diversos locais do câmpus da Univates. A submissão de trabalhos científicos está aberta até o dia 31 de agosto.

A palestra magna de abertura do 9º CCTEC e do 1º ComungTEC, no dia 19 de outubro, será proferida pelo cientista venezuelano José Luis Cordeiro, da Singularity University – criada a partir de parceria da agência espacial americana (Nasa) com o Google e conhecida como a Universidade do Futuro. Cordeiro é PhD pela Universidad Simón Bolívar (USB), de Caracas, Venezuela, com doutorado no Japão, mestrado pelo Institut Européen d’Administration des Affaires (Insead), França, e mestrado e bacharelado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O cientista já trabalhou na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e no Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, nos Estados Unidos. Ele já visitou e trabalhou em mais de 130 países em cinco continentes.

Os eventos terão ainda a palestra “Soluções criativas: desperte sua criatividade e desenvolva suas habilidades”, com o músico, comunicador e palestrante Thedy Corrêa, no dia 20 de outubro. Nos dias 20 e 21, durante o dia, ocorrem o Fórum Brasil-Alemanha de Ensino de Engenharia e o 1o Encontro de coordenadores e professores dos cursos de engenharia e de tecnologia. Nas noites dos dias 21 e 22 serão realizadas palestras e outras atividades por área do conhecimento e na sexta-feira, dia 23, ocorre o Technology day – uma atividade integradora, lúdica e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico, realizada por meio da II Olimpíada de Informática da Univates, do VII Campeonato de Robótica, da III Competição de Pontes de Espaguete, do III Desafio de Desenvolvimento de Produto e do I Concurso de Cerveja Caseira.

O 9º CCTEC congrega 10 eventos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas: IV Semana Acadêmica da Computação e Informática; VI Semana Acadêmica da Química e Alimentos; XI Semana Acadêmica das Engenharias; XII Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo; XV Semana Acadêmica do Curso de Ciências Exatas; X Workshop de Engenharia e Tecnologia – WET; V Feira de Ciências da Univates; IX Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; III Technology Day; e II Simpósio Agrarista. Nesta edição também serão realizados o I Encontro de professores e coordenadores da área tecnológica e Fórum sobre o ensino nas áreas tecnológicas: tendências nacionais e UAS7 Alemanha.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 14 de setembro. O investimento por participante será de R$ 20,00 (compulsórios), somados aos valores opcionais de minicurso, teatro e atividades de integração. Mais informações estão disponíveis no site do evento, em www.univates.br/cctec, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227.

A promoção do congresso é do Centro Universitário UNIVATES, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – Propex, por iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Instituição, e realizado pelos cursos de graduação das áreas tecnológicas (Arquitetura, Ciências Exatas, Computação, Design, Engenharias e Química) da Univates e das demais instituições do Comung.

Submissão de trabalhos
A submissão de resumos científicos ocorre até o dia 31 de agosto e pode ser realizada para temas relacionados a Matemática, Física, Química, Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Computação e suas respectivas aplicações tecnológicas. Os trabalhos devem estar escritos em português ou inglês, tendo no mínimo cinco e no máximo 15 páginas, incluindo resumo, figuras (evitar figuras em baixa resolução), diagramas e bibliografia, em formato pdf. Devem ainda seguir a formatação padrão para apresentação de artigos da Sociedade Brasileira de Computação – SBC e devem ser submetidos pelo link www.univates.br/ocs/. Mais informações no site  www.univates.br/cctec.

Texto: Nicole Morás

José Luis Cordeiro, da Singularity University, profere a palestra magna de abertura

Mikel Agirregabiria

III Technology Day é uma das atividades que integram o 9º CCTEC