Pesquisa sobre nutrigenética busca voluntários

Postado em 28/08/2015 08h47min

Por Elise Bozzetto

A Univates busca alunos voluntários para participarem da amostra de pesquisa do projeto “Aspectos nutrigenéticos de parâmetros bioquímicos e antropométricos: implicações para a saúde humana”. O objetivo do estudo é investigar a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos. A equipe do projeto busca verificar se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação.

Podem participar acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Durante a consulta, o paciente responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares. Além disso, também é verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica – verificação de peso, altura e dobras cutâneas. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados pelo pesquisador.

Já na segunda consulta, é realiza a coleta de sangue. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após a coleta, o paciente recebe um lanche.

Os benefícios do estudo poderão ser obtidos em longo prazo e retornar para a população em forma de artigos científicos. Os participantes têm direito a receber os resultados dos exames laboratoriais. A atividade está de acordo com as normas vigentes na Resolução CNS 466/2012, que rege as pesquisas com seres humanos e possui aprovação da Câmara e do Comitê de Ética em Pesquisa – Coep.

O projeto, coordenado pela professora Verônica Contini, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates. Interessados podem contatar a equipe da pesquisa, pelo e-mail nutrigeneticauni@gmail.com, e agendar a consulta.

Texto: Elise Bozzetto

Tuane Eggers