Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates conta com doutor na área de fisioterapia dermatofuncional

Postado em 28/08/2015 09h37min

Por Nicole Morás

Docente do curso de Fisioterapia da Univates, João Alberto Fioravante Tassinary é o mais novo doutor a integrar o quadro de professores da Instituição. A tese “Efeitos do ultrassom pulsado de baixa intensidade na proliferação e mineralização de pré-osteoblastos in vitro” foi defendida na última sexta-feira, dia 21, no Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

De acordo com Tassinary, o estudo observou a aplicação de ultrassom pulsado de baixa intensidade como recurso terapêutico de alto potencial para o tratamento de doenças osteometabólicas e fraturas com atraso de consolidação óssea. “Investigações recentes demonstram resultados controversos, sugerindo a necessidade de mais estudos acerca do entendimento das respostas biológicas e para padronização dos parâmetros das modalidades de tratamento. Sendo assim, o estudo teve o objetivo de avaliar o efeito do ultrassom na formação de células ósseas in vitro”, explica ele.

Com a pesquisa, Tassinary chegou ao resultado de que o ultrassom tem a capacidade de estimular a proliferação e mineralização pré-osteoblástica em 192 horas após o tratamento a partir do aumento da expressão osteocalcina, captação de cálcio e fosfato e consequente formação de hidroxiapatita. “Isso significa que descobrimos as rotas celulares que o ultrassom utiliza para estimular a formação de células ósseas, e em um futuro próximo, a partir de novas investigações, esse recurso poderá ser utilizado com segurança na reabilitação de doenças osteometabólicas”, explica Tassinary.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Jarbas Rodrigues de Oliveira e a banca examinadora da defesa de tese foi composta pelos doutores Denise Cantarelli Machado (PUCRS), Eduardo Périco (Univates), Régis Gemerasca Mestriner (Faenfi/PUCRS) e Márcio Vinícius Fagundes Donadio (Faenfi/PUCRS).

Texto: Nicole Morás

João Alberto Fioravante Tassinary é professor do curso de Fisioterapia

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas