Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Atendimentos de Fisioterapia à comunidade são elogiados

Postado em 31/08/2015 17h20min

Por Tuane Eggers

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Univates que atuam como estagiários e voluntários nas Unidades de Saúde do município de Lajeado receberam, recentemente, um reconhecimento da Câmara de Vereadores, por meio da Secretaria de Saúde, referente ao bom trabalho prestado à comunidade. Atualmente cerca de 130 estudantes dos cursos da área da Saúde estão envolvidos em disciplinas práticas e estágios supervisionados na rede de atenção básica e serviços de saúde mental do município.

As atividades são realizadas nos bairros Santo Antônio, São Cristóvão e Olarias, ocorrendo por meio de atendimentos específicos, de ações em grupos de promoção da saúde e de visitas domiciliares. Os atendimentos são sempre realizados em parceria com a unidade de referência, que indica as necessidades do serviço e da população.

Conforme o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Eduardo Sehnem, o reconhecimento foi uma grande alegria para todos os docentes e acadêmicos. “O manifesto significa, em última instância, que o usuário está reconhecendo nos estagiários uma atuação de qualidade. Realizamos atividades práticas inseridas na comunidade desde o início do curso. Dessa forma, o acadêmico é estimulado ao convívio, respeito e reconhecimento do ser humano com o qual ele se relaciona”, conta o docente, acrescentando que os estudantes trabalham em cooperação com os demais acadêmicos da saúde, sempre mantendo o foco no usuário do sistema de saúde como o centro das ações.

Para o Secretário de Saúde de Lajeado e professor da Univates, Glademir Schwingel, é muito importante saber que o trabalho de integração com a Instituição está dando bons resultados, com as pessoas sendo bem atendidas e elogiando os estagiários e professores. “Formar profissionais que percebem a saúde pública como um espaço de práticas engajadas é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). A população precisa de atendimento e o trabalho que os estagiários e estudantes da Univates fazem, com a devida supervisão, é saúde de primeira qualidade”, salienta Schwingel.

 

Acadêmicos de 12 cursos colaboram com a saúde do município

Conforme conta a coordenadora dos estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, professora Lydia Koetz, tem-se buscado, desde o ano passado, a aproximação entre as atividades de estágios obrigatórios dos 12 cursos da área da saúde desenvolvidos na rede, como em hospitais da região, serviços da rede pública de saúde, educação e assistência social. “Em relação à Fisioterapia, estamos ampliando ainda mais a nossa relação com o município de Lajeado. Desde o início do Projeto Interdisciplinar, os alunos desenvolvem atendimentos no bairro Santo Antônio, mas estamos buscando a ampliação das atividades em disciplinas e nos estágios”, explica.

A professora lembra que os estudantes realizam atividades práticas desde o primeiro semestre, com visitas domiciliares e orientações aos moradores dos bairros de Lajeado. “Atualmente a disciplina de Fisioterapia Aplicada à Gerontologia e Reumatologia desenvolve atendimentos aos idosos do bairro Santo André em ambiente domiciliar. Já os alunos das disciplinas de Neurologia, Cardiologia e Traumatologia realizam atendimentos à população na Clínica Escola”, comenta Lydia.

Segundo ela, a menção da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Saúde é muito importante para o curso. “É a partir desse tipo de reconhecimento que temos a certeza de que estamos efetivamente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a professora.

 

Texto: Tuane Eggers

Parte dos atendimentos ocorre em visitas domiciliares

Tuane Eggers

Parte dos atendimentos ocorre em visitas domiciliares

Tuane Eggers

Parte dos atendimentos ocorre em visitas domiciliares

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas