Novas exposições podem ser apreciadas

Postado em 03/09/2015 15h28min

Por Elise Bozzetto

A Univates recebe, no mês de setembro, cinco novas exposições. Os trabalhos podem ser conferidos nos Espaço Arte do câmpus. Até o dia 9, o Espaço Arte 9 recebe a mostra “Psicodelia artística”, de Cissa Thewes. Com a técnica óleo sobre tela, as obras buscam provocar no espectador a sensação de um mundo mais colorido por meio da proporção variada das formas traçadas pelas cores.

No Espaço Arte 9B, podem ser conferidas pinturas realizadas pelos alunos do Projeto Vida, do Bairro Santo Antônio, de Lajeado. Em um passeio, os alunos tiveram o desafio de observar tudo que faz parte do meio em que vivem e memorizar para depois, com material artístico de pintura artesanal, registrar as impressões. A mostra está disponível até o dia 29 de setembro.

As técnicas de gravura e pintura guache moldam o olhar da artista Fabiana Machado sobre a vida e dificuldades de sobreviver nas regiões gélidas do planeta. A série de obras intitulada Glacial pode ser conferida no Espaço Arte 8 até o dia 10 de outubro.

A academia também permeia o mundo da arte. O trabalho “Fragmentos”, composto por impressão e gravura, aborda parte do trabalho de pesquisa de mestrado do artista Giordano Alves Costa. Costa discorre sobre complexar os métodos tradicionais de gravura, sugerindo novos métodos diante da arte contemporânea. Os trabalhos apresentados são despreocupados de estética e figuração, e focados em uma visualidade tátil, abrangendo conceitos inusitados a respeito da impressão. A exposição pode ser apreciada no Espaço Arte 3, até 10 de setembro.

O Espaço Arte 7 traz a mostra de fotografias “Pela Arquitetura II – Vestígios do Tempo na Paisagem Urbana”, da fotógrafa Vanessi Reis. A mostra pode ser conferida até 10 de outubro. Traz uma segunda seleção de materiais colecionados pela artista, capturados em investidas despretensiosas sobre o urbano, buscando registrar detalhes, recortes e pontos de vistas de objetos, edifícios e espaços testemunhos de antigas vivências, técnicas e usos, evocando antigas sociabilidades e modos de ver o mundo.

Todas as exposições da Univates são abertas ao público e podem ser visitadas durante o horário de funcionamento do câmpus. Mais informações sobre a programação cultural da Univates no site univates.br/cultura

Texto: Elise Bozzetto
Glacial