Univates sedia workshop de prevenção de riscos na Bacia do Taquari/Antas

Postado em 06/10/2015 13h53min

Por Rafael Scheeren Grün

A Univates sedia, na sexta-feira, dia 09, o 5º Workshop do Projeto de Desenvolvimento e Apoio à Implantação de uma Estratégia Integrada de Prevenção de Riscos Associados a Regimes Hidrológicos na Bacia do Taquari – Antas. O evento ocorrerá no prédio 7 da Univates e terá início às 8h30min, com credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 9h. Às 9h30min, o promotor brasileiro da Campanha Cidades Resilientes, Sidnei Furtado, explanará acerca do Marco de Ação de Sendai e os Desafios da Campanha Cidades Resilientes. Entre as 10h e 10h30min transcorre cerimônia de adesão à Campanha Cidades Resilientes, das Nações Unidas. Após pausa para café, às 11h, o diretor do CEPED/RS e da Escola de Engenharia da UFRGS, professor Ph.D Luis Carlos Pinto da Silva Filho palestra sobre as oportunidades e desafios do projeto Taquari – Antas. O evento tem prosseguimento com a explanação Controle de Inundações – Cenário atual e propostas de ações para a bacia Taquari – Antas, a ser ministrada entre as 11h30min e 12h, pelo professor Ph.D e coordenador do projeto, Joel Avruch Goldenfum.

Às 12h, a arquiteta Eloisa Giazzon explana acerca da Gestão de Risco: a importância da participação e da integração das políticas públicas. Após intervalo para almoço, o evento tem prosseguimento às 14h, com a palestra Estratégia Integrada para Prevenção de Riscos Hidrológicos na Bacia Taquari – Antas, a ser proferida pela doutora Alexandra Passuello, coordenadora do projeto. Entre as 14h30min e 16h, grupos de trabalho discutem os elementos que integrarão a estratégia integrada de gestão de risco. Às 16h ocorre pausa para café, seguido da apresentação dos resultados dos grupos de trabalho e proposição de termos de referência, com cerimônia de conclusão do workshop entre as 17h30 e 18h. A entrada é gratuita.

Texto: Rafael Scheeren Grün

Evento é focado na bacia Taquari-Antas

Tuane Eggers