Estudo com participação da Univates é publicado em revista americana

Postado em 09/10/2015 10h13min

Por Nicole Morás

Um estudo realizado na Univates, em parceria com a Universidade de Barcelona, Espanha, e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi publicado em forma de artigo na última edição da revista americana Lasers in Surgery and Medicine. O trabalho intitulado "Therapeutic ultrasound stimulates MC3T3-E1 cell proliferation through the activation of NF-κB1, p38α, and mTOR" descreve o potencial da utilização do ultrassom terapêutico no tratamento de doenças ósseas.

De acordo com o professor João Alberto Fioravante Tassinary, a primeira parte do estudo de cultivo de células ósseas foi desenvolvida na Universidade de Barcelona. “A Univates, por meio do Núcleo de Eletrofotoquímica e Materiais Poliméricos, e a PUCRS, pelo Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação, realizaram as fases subsequentes com a aplicação do ultrassom em células ósseas e descrição dos mecanismos celulares envolvidos nesse tipo de tratamento”, explicou ele.

Tassinary ressalta a importância do estudo uma vez que, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo. “No território brasileiro, os idosos correspondiam a 4,2% da população em 1950 e, em 2020, deverão ultrapassar os 14%, significando algo próximo a 31 milhões de pessoas. No entanto, esse envelhecimento traz consigo os problemas inerentes da longevidade, principalmente o aumento da incidência de doençasdos metabolismos ósseo e mineral, como, por exemplo, osteoporose, osteomalacia e até mesmo atraso na consolidação óssea”, justifica ele.

O professor acrescenta que o estudo aponta uma possível solução para o tratamento e até mesmo prevenção do agravamento dessas doenças ósseas, que tendem a aumentar sua incidência de forma brutal nas próximas décadas, tornando-se um problema de saúde pública muito mais grave no Brasil e no mundo.

O estudo teve a participação dos pesquisadores: doutor João A. F. Tassinary; doutor Adroaldo Lunardelli; mestre Bruno S. Basso; doutora Simone Stulp; doutora Adriane Pozzobon; mestre Leonardo Pedrazza; pós-doutor Ramon Bartrons; pós-doutor Francesc Ventura; pós-doutor José L. Rosa; pós-doutor Denizar A. S. Melo; doutora Fernanda B. Nunes; pós-doutor Márcio V. F. Donadio; e pós-doutor Jarbas R. Oliveira. O artigo completo pode ser acessado aqui.

Texto: Nicole Morás

Professor João Alberto Fioravante Tassinary