Pesquisa Histórica no Vale do Taquari é tema de Seminário

Postado em 24/11/2015 10h10min

Por -

Com o objetivo de evidenciar a pesquisa histórica no Vale do Taquari, enfatizando os acervos existentes e as potencialidades de pesquisa, o seminário “A Pesquisa Histórica no Vale do Taquari” será realizado no dia 4 de dezembro, sexta-feira. O evento ocorre das 18h às 21h30min no auditório do Prédio 9 da Univates.

A atividade promoverá a apresentação das pesquisas realizadas no âmbito da disciplina de “Estágio Supervisionado em Acervos” do curso de História da Univates. Por meio da atividade, busca-se reconhecer as necessidades e incentivar novas pesquisas referentes ao Vale do Taquari.

Confira a programação:
18h - “Assembleia do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari” com Márcia Solange Volkmer, Maribel Girelli e Daniela Maria Weber
19h15min – “Acervos documentais no Vale do Taquari e as possibilidades de pesquisa” com Márcia Solange Volkmer
19h30min - “O papel da Guarda Municipal de Lajeado entre 1891 e 1910” com Tuani de Cristo
19h45min - “Do dever militar ao espaço social: Tiro de Guerra 236 de Lajeado (1916 – 1945)” com Marina Johann
20h - “As eleições presidenciais de 1989 através das páginas do jornal 'O Informativo do Vale'” com Fernando Zanatta
20h15min - “A navegação fluvial no Vale do Taquari: Apontamos a partir do livro Vapor Taquara” com Inauã Weirich Ribeiro
20h30min - “Construção da Igreja Matriz São Francisco Xavier: modificações e influências em uma pequena vila de descendência germânica (19210-1924)” com Simone Elisa Weber
20h45min - “Garibaldi em 1904: ofícios e profissões” com Patrícia Rabaioli

As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos/

Mais informações devem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5450.
Seminário “A Pesquisa Histórica no Vale do Taquari” será realizado no dia 4 de dezembro, sexta-feira.

Tuane Eggers