MCN esclarece dúvidas sobre insetos encontrados no campus

Postado em 24/11/2015 15h

Por -

A equipe do Museu de Ciências Naturais da Univates (MCN) é frequentemente acionada por causa da fauna presente no campus. Por não conhecerem as espécies, muitas pessoas ficam com medo e acabam matando os animais, principalmente insetos. Pensando nisso, a equipe do MCN esclarece algumas dúvidas.

Arlequim - apesar da "cara de mau", é inofensivo

Acrocinus longimanus, ou mais popularmente chamado de Arlequim, é um coleóptero (mesma ordem dos besouros) de origem neotropical e com grande distribuição geográfica no Brasil, sendo importante ressaltar que não são animais venenosos ou peçonhentos. São facilmente reconhecidos por sua morfologia e coloração contrastante entre o vermelho e o preto. Seu ciclo biológico tem duração de um a dois anos e os indivíduos adultos são comumente vistos entre os meses de outubro e fevereiro. Seus ovos são postos em madeiras em decomposição que servirá de alimento para as futuras larvas. Os Arlequins são encontrados normalmente associados a figueiras e outras árvores.
Arlequim encontrado nesta manhã, no campus