Acadêmicos de Design são selecionados para o Salão Design

Postado em 24/11/2015 15h41min

Por Ana Amélia Ritt

Os estudantes de Design da Univates Edimilsom Mees, Dieter Huebner, Jéssica Rempel e William Purper são finalistas no Prêmio Salão Design. Com “Nona”, assadeira multiuso desenvolvida por eles, ficaram entre os sete selecionados na categoria Acessórios Domésticos da modalidade Indústria.

O Prêmio Salão Design é uma premiação de design de produto promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Atualmente, é a maior premiação de design de produtos da América Latina.

Os quatro acadêmicos são integrantes da Fluxer, empresa localizada na incubadora Inovates, no Parque Tecnológico da Univates. A Fluxer tem como ideal projetar produtos e serviços voltados às necessidades de empresas e indústrias contemplando o design estratégico e o design thinking. Sua atuação abrange projetos industriais, embalagens e projetos gráficos para ambientes, envolvendo pesquisa e busca de novas tecnologias. Edimilsom Mees explica que a “Nona” foi projetada com a Venax Eletrodomésticos Ltda., que aceitou a parceria e vê o produto como algo inovador, agregando-o à sua marca, por isso está desenvolvendo o protótipo para exposição e pretende comercializar o produto. O lançamento poderá ocorrer na Movelsul, acompanhado de outras novidades em sua linha de produtos.

Confira mais informações sobre a premiação e o produto desenvolvido pelos estudantes.

Como é o produto de vocês?
Equipe Fluxer - Nona é uma assadeira multiuso, um acessório diferenciado para uso em fogões a gás e a lenha. Foi projetada em alumínio injetado com revestimento interno e externo em Politetrafluoretileno (PTFE) em cores, conhecido pela marca comercial Teflon. As alças são de Zamak injetado com acabamento cromado. Também conta com um termômetro com acabamento em inox. Ela é moderna, eficiente, com um visor de vidro que permite acompanhar o preparo dos alimentos. Seu formato ovalado e o defletor potencializam a circulação do calor, distribuindo-o uniformemente e acelerando o processo de preparo.

Como o produto foi pensado e planejado?
Tecnologias relacionadas à gastronomia projetam tendências que colocam a cozinha “no coração” das novas residências. Pensamos em um produto que contribua para revolucionar esse espaço. Funcional, é uma assadeira multiuso, inovadora e prática. Os pratos nela realizados trazem uma experiência marcante aos usuários.
A “Nona” remete à comida da vovó e surgiu para melhorar o preparo da saborosa pizza da cultura italiana. Ela pode ser utilizada em fogões a gás e a lenha, trazendo praticidade no seu manuseio.

Quanto a experiência é válida para vocês, como profissionais, e para a própria Fluxer?
Criar e recriar produtos e serviços é uma das nossas funções como designers. A criação de uma assadeira de alimentos foi um desafio. Aspectos técnicos e um visual atrativo foram as grandes motivações da proposta, além da busca de novas funções. Para a execução do projeto, buscamos a parceria da Venax, de Venâncio Aires/RS, que tem know how na área de fogões e geladeiras, sendo fundamental para a viabilidade do projeto. A união dessas experiências, entre a indústria e a equipe Fluxer, contribui para um trabalho de design na obtenção de melhores resultados. Recebemos a notícia da seleção para a etapa final do Prêmio Salão Design 2016 com imensa alegria. A Fluxer é “jovem”, tem quatro meses e está incubada com um projeto para o reaproveitamento de energia na Inovates, incubadora da Univates.
A divulgação dos vencedores será no dia 15 de fevereiro de 2016. Já a mostra do Prêmio Salão Design ocorrerá de 14 a 18 de março.

Texto: Ana Amélia Ritt
Jéssica Rempel, Dieter Huebner, William Purper e Edimilsom Mees integram a Fluxer.

Tuane Eggers

Entre os finalistas do Prêmio Salão Design, está a assadeira multiuso “Nona”.