Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa no catálogo da Biblioteca aponta localização de materiais

Postado em 24/11/2015 17h25min

Por Nicole Morás

Incentivar a autonomia dos usuários é uma ação constante da Biblioteca da Univates. Destacam-se iniciativas como o treinamento de professores e estudantes, a evolução constante da sinalização e a divisão do acervo por áreas de conhecimento. Além disso, desde a última semana, o catálogo passou a indicar a localização dos materiais por meio de um mapa e de legenda referente à estante.

De acordo com o Analista de Sistema da Biblioteca, Willian Valmorbida, o acervo é ordenado conforme um padrão internacional que combina a Classificação Decimal Universal (CDU) com a tabela de Cutter. “Assim realizamos um mapeamento dos intervalos de cada corredor de estantes do acervo e criamos um conjunto de regras no sistema para cobrir todos os casos, assim como todas possíveis exceções que identificamos. Para isso, foi necessário o desenvolvimento dessa funcionalidade no sistema, assim como a confecção dos mapas, realizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates”, explicou ele.

Ana Paula Lisboa Monteiro, gerente da Biblioteca, acrescenta que a Instituição busca sempre aprimorar as ferramentas e os serviços. “Devemos disponibilizar, já no próximo mês, uma melhoria que torna a pesquisa do catálogo responsiva, de modo a melhor se adaptar às diversas resoluções de dispositivos”, afirma ela, referindo-se às pesquisas realizadas em smartphones e tablets, por exemplo.

Saiba mais
Para acessar este recurso, o usuário deve fazer sua pesquisa no catálogo on-line e clicar sobre o ícone de localização ao lado da classificação. Uma janela será aberta com mapa e cor do acervo, indicando o número do corredor da estante e se o material se encontra no lado A ou B.

Texto: Nicole Morás

Mapa indica acervo e estante

Divulgação

Notícias Relacionadas