Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGAD é representado no programa Les Doctoriales

Postado em 24/11/2015 17h35min

Por Tuane Eggers

Recentemente, duas doutorandas e um doutor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates foram selecionados para participar do programa Les Doctoriales. Entre os dias 8 e 12 de novembro, as doutorandas Josiane da Luz e Luzia Klunk e o doutor Carlos Cyrne apresentaram seus trabalhos no evento, realizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

A iniciativa da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, em parceria com a região do Pays de la Loire, na França, busca aproximar os doutorandos do mundo profissional e socioeconômico. Nesse sentido, o evento proporcionou aos doutorandos a ampliação de sua consciência sobre as competências profissionais transversais adquiridas ao longo de sua formação, por meio de diferentes ações organizadas em parceria com empresas locais.

O doutor Carlos Cyrne, que também é vice-reitor da Univates, comenta que a participação no evento foi um desafio interessante para ele. “No meu caso, foi muito bom voltar para conviver nesse ambiente com pessoas que poderiam ser meus alunos ou até mesmo meus filhos. É muito interessante estar em contato com profissionais jovens com experiências diversificadas, estabelecer uma rede de relações e conhecer o que está sendo produzido hoje em termos de conhecido, ou seja, trocar”, ressalta.

A doutoranda Josiane Luz explica que percebeu que os participantes voltaram do evento mais motivados, cheios de ideias para suas teses. “O evento salientou a necessidade de inovação e interdisciplinaridade nos nossos trabalhos e na relação com outros trabalhos de áreas distintas, além de relembrar a pergunta: meu trabalho melhora o mundo de que forma?”, salienta.

Outro aspecto destacado pela doutoranda foi a interação com outros estudantes de áreas distintas, inclusive de outros países. “O evento abriu muitos horizontes e possibilidades, paramos por alguns dias de pensar no nosso objeto de pesquisa e percebemos um universo infinito ao nosso redor”, completa Josiane.

Entre as atividades realizadas no evento esteve o Desafio 24h Innov, desenvolvido durante 24 horas por grupos transdisciplinares, com o objetivo de elaborar projetos inovadores sob orientação de especialistas. O projeto integrado pela professora Ângela Maria Haberkamp foi considerado o melhor, enquanto a proposta envolvendo o professor Carlos Cyrne ficou em terceiro lugar.

Detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site www.lesdoctoriales.rs.gov.br.

 

Texto: Tuane Eggers

As doutorandas Josiane da Luz e Luzia Klunk e o doutor Carlos Cyrne, do PPGAD, participaram do evento

Divulgação

As doutorandas Josiane da Luz e Luzia Klunk e o doutor Carlos Cyrne, do PPGAD, participaram do evento

Divulgação

As doutorandas Josiane da Luz e Luzia Klunk e o doutor Carlos Cyrne, do PPGAD, participaram do evento

Divulgação

Notícias Relacionadas