Redação aborda identidade e respeito às diferenças

Postado em 29/11/2015 15h58min

Por Elise Bozzetto

Nesta edição, as questões da prova de Português do Vestibular Univates, realizado neste domingo, 29, foram baseadas no texto “Somos todos estrangeiros”, de Diana Corso, publicado na Zero Hora do dia 12 de setembro deste ano. A autora abordou questões como as migrações desencadeadas pelas guerras civis e massacres, a introdução destes refugiados em diferentes culturas e a aceitação à diversidade.  Além das questões objetivas, a prova de Português exigia uma redação de, no mínimo, 25 linhas sobre um dos temas propostos.

“Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa relação não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro”. Esta reflexão de José Saramago baseou uma das propostas para o tema da redação. A outra escolha possível era falar sobre o que compõe nossa identidade: se somos moldados pelo contexto no qual estamos inseridos, se ela é construída a partir de nossos anseios e se é mais fácil pertencer a um grupo com identidade semelhante à nossa. A base desta segunda proposta foi o texto “Eu, etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade.

Uma das primeiras vestibulandas a deixar a prova foi Anamaria Garibotti, 17 anos, de Muçum, que concorre a uma vaga para o curso de Engenharia Civil. Ela achou a prova cansativa por ter muito conteúdo. “A prova foi cansativa, teve muito conteúdo, muita leitura, principalmente nas questões de língua inglesa. Mas me preparei e acho que fui bem”, avalia. Sobre o tema da redação, Anamaria escolheu falar sobre a intolerância. “As pessoas devem aceitar todos e saber conviver com as diferenças. Só assim teremos um mundo melhor. Vejo que hoje há mais espaço para a diversidade que antigamente, mas os jovens ainda têm muito a melhorar neste sentindo, aceitando e respeitando o outro”, defende a candidata.

A prova do Vestibular contou com 45 questões objetivas e uma redação. Nas questões de língua estrangeira, 57% dos candidatos optaram pela Língua Espanhola e 43% fizeram a prova na Língua Inglesa. As provas foram aplicadas nos prédios 3, 7 e 12, das 13h30min às 18h30min.

Texto: Elise Bozzetto

Nicole Morás