Vestibular Univates movimentou campus neste domingo

Postado em 29/11/2015 17h23min

Por -

A Univates recebeu neste domingo, dia 29, mais de 2,4 mil candidatos para mais um vestibular. Dos 44 cursos ofertados, os mais procurados foram os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Administração, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. A Univates acolheu vestibulandos de 125 municípios do Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Acre e São Paulo. Entre as cidades com maior número de inscritos estão Lajeado, Venâncio Aires, Estrela, Teutônia, Encantado, Guaporé e Arroio do Meio.

A prova única contou com 45 questões, sendo a prova de Português baseada no texto “Somos todos estrangeiros”, de Diana Corso, publicado na Zero Hora do dia 12 de setembro deste ano. A autora abordou questões como as migrações desencadeadas pelas guerras civis e massacres, a introdução destes refugiados em diferentes culturas e a aceitação à diversidade. Já na redação, os candidatos puderam optar por fazer um texto argumentativo sobre tolerância e o respeito às diferenças, a partir de uma citação de José Saramago; ou uma crônica sobre o que compõe nossa identidade, com base na poesia “Eu, Etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade.

Uma das primeiras vestibulandas a deixar a prova foi Anamaria Garibotti, 17 anos, de Muçum, que concorre a uma vaga para o curso de Engenharia Civil. Ela achou a prova cansativa por ter muito conteúdo. “A prova foi cansativa, teve muito conteúdo, muita leitura, principalmente nas questões de língua inglesa. Mas me preparei e acho que fui bem”, avalia. Sobre o tema da redação, Anamaria escolheu falar sobre a intolerância. “As pessoas devem aceitar todos e saber conviver com as diferenças. Só assim teremos um mundo melhor. Vejo que hoje há mais espaço para a diversidade que antigamente, mas os jovens ainda têm muito a melhorar neste sentindo, aceitando e respeitando o outro”, defende a candidata.

Entre os pais que aguardavam os candidatos estavam Vanessa Pestchalker e Walter Bruckner. Eles são da Argentina e vieram há 13 anos para o Brasil; hoje moram em Teutônia. A filha, Melanie Sol Bruckner, está prestando vestibular para o curso de Design. A mãe conta que Melanie fez o vestibular da Univates no inverno deste ano como testeira e, agora, o resultado é definitivo. “Ela já tinha feito a prova para ver como era e não ficar nervosa. Isso ajuda muito para não chegar na prova e estar despreparada”, comenta. O casal conta que ficou impressionado com a estrutura e com o crescimento da Instituição. “Quando conheci a Univates, só havia os prédios 1, 2 e 3, o resto era tudo mato”, afirma o pai. Bruckner lembra, também, que já havia vindo para a Univates para dar uma palestra sobre a Fisioterapia na Argentina. Sobre a estrutura, afirma: “Cresceu muito em pouco tempo, o espaço foi pensado para o futuro”.

O gabarito pode ser conferido após às 19h em www.univates.br/vestibular

Matrículas e listão
O listão será divulgado até o dia 2 de dezembro, no site www.univates.br/vestibular. Os aprovados devem efetuar matrícula entre os dias 3 e 09 de dezembro, no Setor de Atendimento da Univates, sala 309 do Prédio 9, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 21h.

Medicina e Odontologia
Para os cursos de Medicina e Odontologia, haverá um edital específico para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, 2014 e 2013. As inscrições serão de 4 a 18 de janeiro.

Ana Amélia Ritt

Elise Bozzetto