Univates e Benoit assinam parceria para negócios de TI

Postado em 29/04/2016 09h57min

Por Elise Bozzetto

A Univates e as Lojas Benoit Ltda. assinaram, nesta sexta-feira, dia 29, contrato de locação de infraestrutura de Data Center. A Benoit passa a utilizar, ainda em abril, o espaço no Data Center da Univates para armazenar seus serviços de tecnologia da informação (TI). A parceria otimiza recursos humanos e de infraestrutura e oferece segurança e qualidade em armazenamento de dados. Assinaram o reitor da Univates, Ney José Lazzari, e o diretor da Benoit, Fábio Benoit.

Atualmente, os servidores da Univates ocupam aproximadamente 40% da área física do Data Center, o que fez com que o Projeto Colocation, como foi batizada a possibilidade de locação do espaço, fosse viabilizado. “A ideia é disponibilizar até 50% de nossa estrutura para empresas da região que necessitem desse tipo de serviço. Ainda assim, a Univates tem possibilidade de crescimento e expansão da sua estrutura”, comenta o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates, Paulo Roberto Mallmann.

A solução é possível pois a cada atualização de equipamentos, eles são substituídos por máquinas menores, com capacidade maior e que consomem menos energia, dissipando menos calor. Por isso, ao longo dos anos, o Data Center da Univates foi ficando amplo para o uso exclusivo da universidade. Por outro lado, para construir um Data Center seguro, dentro de normas internacionais, com manutenções preventivas e garantia de disponibilidade de funcionamento maior de 99,7%, o custo é muito elevado para as empresas.

Além disso, a Univates, por ser um PTT (ponto de troca de tráfego), no qual a maioria das empresas de telecom da região trafega, facilita a contratação de link de dados com esses provedores, o que aumenta o poder de barganha da empresa contratante. Hoje, são 14 provedores que passam pela Univates.

Para o pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, o fomento desse tipo de parceria faz parte da missão da Instituição. “Somos uma Instituição comunitária orientada para o desenvolvimento regional. Defendemos que, além da formação de pessoas e qualificação profissional, também devemos ser parceiros das entidades que ajudam a desenvolver nossa economia. Esta é uma oportunidade de ajudar as empresas a alavancarem seus serviços de TI e também de diluir os custos da Instituição com a infraestrutura”, pontua o pró-reitor.

Fábio Benoit comenta que, além de otimizar recursos para a empresa, a locação é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pela Univates. “Buscávamos uma solução para termos mais segurança em relação aos nossos dados. Inicialmente, faríamos nosso próprio Data Center mas, como surgiu a oportunidade de transferir para a Univates, resolvemos investir na instituição pois também é uma forma de reconhecer e contribuir com a universidade”, enfatiza.

Saiba mais

Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes, como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores). O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização, garantindo assim a continuidade do negócio. Esse ambiente geralmente contém infraestrutura de rede, segurança, combate e prevenção contra incêndios, refrigeração e garantia de abastecimento contínuo de energia.

Além do Projeto Colocation, a Univates trabalha no mercado com diversas opções de negócios na área de tecnologia da informação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5489, ou pelo e-mail carlos@univates.br.

Texto: Elise Bozzetto
Fábio Benoit e Ney José Lazzari