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Menos poluente e 100% renovável

Postado em 16/05/2016 09h09min

Por Ana Amélia Ritt

Em janeiro deste ano, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 62.360 veículos fizeram parte da frota de Lajeado, dos quais 35.001 são automóveis. Conforme o último Censo, realizado em 2010, a população de Lajeado é de 71.345 habitantes.
 
O crescimento da frota, principalmente de veículos particulares, é um fenômeno que é percebido ao longo dos anos. O avanço dos números, conforme especialistas e autoridades, resulta do aumento da renda da população (especialmente da classe C), das reduções fiscais do governo federal e da facilidade de crédito promovidas pelos bancos.
 
“Essa grande quantidade de veículos com certeza influencia na poluição do centro da cidade. Se pudéssemos trocar a gasolina utilizada por biometano ou por outra energia renovável, como o etanol, os impactos vinculados às emissões diminuiriam consideravelmente”, afirma o professor Odorico Konrad.
 
Konrad é coordenador de um estudo realizado por acadêmicos e professores da Univates que busca, por meio de testes e análises, avaliar a similaridade entre o biometano (GNVerde) e o gás natural (GNV) aplicado em motores veiculares. Tanto o GNVerde como o GNV não poluem tanto quanto a gasolina. A diferença, porém, é que o GNVerde é renovável, tornando-se mais uma alternativa de biocombustível ao consumidor. (Confira os infográficos para entender o processo de produção de cada um dos gases).
 
O projeto de pesquisa “Testes de desempenho, emissões e operação de biometano e GNV em motores convencionais” iniciou suas atividades em 2014. A Univates, em parceria com o Consórcio Verde-Brasil, e com o apoio da Companhia de Gás do Estado (Sulgás), teve papel importante para que a resolução do biometano fosse chancelada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
De que forma?
Para criar a resolução do biometano, a ANP utilizou os dados coletados pelo projeto de pesquisa da Univates. Ou seja, a Instituição ofereceu suporte técnico e científico para que o chancelamento fosse feito. A Resolução estabelece a especificação do biometano de origem nacional que poderá ser comercializado no Brasil.
 
Conforme o professor Odorico Konrad, a pesquisa que compara o gás natural ao biometano como combustível veicular é única no Brasil. “O nosso objetivo é avaliar as emissões e comparar os dois combustíveis. Se fomos os primeiros a compará-los, também podemos ser os melhores nessa pesquisa. O nosso próximo passo é aproximarmos a pesquisa da Engenharia Mecânica”, conta.
 
Esse texto integra a edição 1 da Revista Univates e pode ser conferido aqui.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
 Biometano é alternativa para reduzir impacto da emissão de poluentes

Elise Bozzetto

Confira o processo de produção do Gás Natural.

Reprodução/Univates

Confira o processo de produção do Biometano.

Reprodução/Univates

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