Professor de Medicina publica em revista internacional

Postado em 20/05/2016 13h12min

Por -

O professor do curso de Medicina da Univates, médico geneticista e doutor em Genética e Biologia Molecular, André Anjos da Silva, publicou recentemente o artigo intitulado "Zika virus: a new human teratogen? Implications for women reproductive age".

O estudo, publicado na revista Clinical Pharmacology and Therapeutic (fator de impacto 7,903*), foi realizado pelo grupo de trabalho do Sistema de Informações sobre Agentes Teratogênicos do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no qual Silva realiza suas atividades do pós-doutorado na área de teratogênese.

O grupo de trabalho, coordenado pela Dra. Lavínia Schuler-Faccini (médica geneticista e professora da Ufrgs) e pela Dra. Maria Teresa Sanseverino (médica geneticista do HCPA), é referência para a avaliação das notificações de microcefalia de todo o Estado.

O estudo verifica a possibilidade de o vírus zika servir como teratógeno humano, ou seja, provocar alterações intrauterinas favorecendo o desenvolvimento de microcefalia e alterações do sistema nervoso central. O artigo pode ser conferido no link http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27090438

*O que é uma publicação A1

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação de sua produção.

Em geral, um dos principais critérios utilizados por todas as áreas no Qualis é que o periódico apresente elevado fator de impacto em portais e bases de dados reconhecidos mundialmente. Outros critérios podem ser: 1) número de artigos publicados por triênio; 2) periodicidade; 3) acessibilidade; 4) publicação de artigos de autores de instituições diferentes daquela que edita o periódico, dentre outras.

O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Os quatro primeiros estratos ficam assim classificados:
 A1 - fator de impacto igual ou superior a 3,800;
 A2 - fator de impacto entre 3,799 e 2,500;
 B1 - fator de impacto entre 2,499 e 1,300;
 B2 - fator de impacto entre 1,299 e 0,001.