Projeto de pesquisa da Univates é apresentado à Universidade do Maranhão

Postado em 30/05/2016 15h33min

Por Ana Amélia Ritt

Etnomatemática, modelagem matemática e investigação matemática são as três tendências trabalhadas em escolas da região do Vale do Taquari pelo programa Observatório da Educação da Univates. Esse foi o assunto da videoconferência realizada com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na última terça-feira, dia 24, que terá continuidade nesta terça-feira, dia 31. Um grupo de professores e pesquisadores da Univates reuniu-se para compartilhar o trabalho que vem sendo feito no projeto de pesquisa “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no Ensino Fundamental”. O momento também envolveu estudantes de Matemática e Pedagogia da Uema.

“A Uema abriu as portas para compartilharmos as experiências e resultados do nosso projeto desenvolvido com as escolas ao longo dos últimos três anos. Além da transmissão em São Luís, outros polos da universidade participaram”, afirma a professora Márcia Rehfeldt, integrante do projeto. “A receptividade foi muito importante. Eles gostaram do fato de termos mostrado exemplos práticos de como trabalhar a matemática em sala de aula, pois a experiência é fundamental em uma base científica”, afirma, explicando que a Universidade do Maranhão tem interesse em abrir um mestrado na área de educação com ênfase em tecnologias.

Conheça o programa Observatório da Educação

O programa, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), é o projeto de pesquisa intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no Ensino Fundamental”. Ele surgiu devido à discrepância entre os resultados do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental obtidos por algumas escolas da região do Vale do Taquari e seus baixos índices quanto aos resultados das avaliações nacionais que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para auxiliar no caso, os participantes do projeto de pesquisa conversam semanalmente com professores de seis escolas e pensam em atividades que possam ser realizadas para facilitar a aprendizagem de matemática. Dessa forma, o grupo busca atender a demandas das escolas, em relação a dificuldades dos estudantes.

O Programa Observatório é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a transmissão foi possível graças ao auxílio do NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Univates e do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt