Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inscrições para a especialização em Psicologia do Trânsito encerram-se hoje

Postado em 20/06/2016 11h42min

Por -

O curso de especialização em Psicologia do Trânsito recebe inscrições até esta segunda-feira, dia 27. O curso, que tem parceria com a Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito (Abrapsit), é voltado a profissionais de Psicologia que atuam, ou buscam atuar, na área do trânsito. As aulas ocorrem nas sextas-feiras, das 14h às 18h e das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

As disciplinas oferecidas são distribuídas em quatro módulos: Psicologia e segurança no trânsito (Módulo I); Psicologia de forma interdisciplinar (Módulo II); Principais instrumentos e técnicas de avaliação psicológica no trânsito (Módulo III); e Pesquisa em psicologia (Módulo IV). A proposta é abordar o trânsito mediado por aspectos psicossociais. Dessa forma, serão exploradas questões teóricas e práticas de segurança, engenharia e educação em trânsito e aspectos relacionados à personalidade, psicopatologia e processos psicológicos básicos em psicologia que podem mediar a relação do sujeito com o trânsito. Outro diferencial do curso é a avaliação psicológica como prática para prevenção e promoção de boa relação do sujeito com o trânsito.

Conforme a professora coordenadora do curso Raquel de Melo Boff, as aulas apresentam uma proposta que aborda aspectos sociais e psicológicos na relação do sujeito com o trânsito. "Assim, além do enfoque em avaliação psicológica o aluno terá uma visão dos aspectos sociais que modelam o comportamento humano no trânsito.Outro diferencial é o corpo docente composto por profissionais que atuam em diferentes áreas do trânsito o que oferece uma visão interdisciplinar e integrada da psicologia do trânsito", completa.

Para se inscrever é necessário apresentar uma cópia da Carteira de Identidade e do CPF, uma cópia autenticada do Diploma de Graduação, uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e o Currículo resumido. As aulas iniciam em julho de 2016 e têm duração de dois anos.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa, sala 115 do Prédio 1, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5412, ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Saiba mais
Os psicólogos que pretenderem trabalhar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão que ter curso de pós-graduação. A exigência entrou em vigor em 15 de fevereiro de 2013. A partir dessa data só são credenciados os profissionais dessa área que possuírem o título de especialista em Psicologia de Trânsito. A alteração no credenciamento decorre da resolução 283/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu as condições e os prazos.

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas