Estudantes realizam competição de robótica

Postado em 30/06/2016 09h49min

Por Artur Dullius

Na noite da última quarta-feira, dia 29, os alunos da disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação, da Univates, realizaram uma competição de robótica. Os robôs construídos e programados pelos estudantes tiveram que cumprir uma missão, simulando resgate em local de incêndio, de desmoronamento e com a presença de uma vítima que deveria ser resgatada pelo robô. O projeto faz parte do trabalho final da disciplina e foi idealizado com a utilização dos novos equipamentos de robótica, adquiridos pela Instituição no ano passado.

Conforme o professor Robson Schaeffer, os novos equipamentos permitem fazer programas mais complexos, aproximando os estudantes do mercado de trabalho. “É importante eles realizarem essas atividades desde o início do curso para que já possam conhecer as demandas da profissão”, explica.

Depois de um período no curso de Engenharia de Processos, Frederico Klein resolveu mudar os rumos e ingressou no curso Engenharia de Controle e Automação. O estudante é técnico em automação e já trabalha na área. “Por ser uma disciplina de primeiro semestre, pensamos que será algo mais introdutório, mas aqui realmente colocamos a mão na massa. Isso é muito bom, pois quem nunca trabalhou no ramo já tem uma boa noção do mundo profissional”, destaca. Conforme o acadêmico, a principal dificuldade para a execução do projeto está relacionada ao conhecimento do software utilizado.

O trabalho foi desenvolvido durante cerca de um mês. A produção era livre e os alunos  utilizaram apenas o material proposto inicialmente, sem o acréscimo de recursos externos. Para concluir o percurso, o robô programado pelos estudantes deveria passar por quatro estágios, sendo uma sala com incêndio, uma área bloqueada, um espaço vazio e uma sala com a vítima.

Texto: Artur Dullius