Univates lança programa para integrar estudantes e intercambistas

Postado em 01/07/2016 09h49min

Por Nicole Morás

Para promover a interação entre a comunidade acadêmica e estudantes estrangeiros, a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates lança o programa Padrinho Internacional. A iniciativa, que ocorre por adesão voluntária, proporciona enriquecimento cultural, o aprimoramento em outros idiomas e a difusão da cultura brasileira, por exemplo.

Conforme a gestora da AAII, Viviane Bischoff, em todos os semestres há aproximação natural entre estudantes da Instituição e estrangeiros. “Com o programa, buscamos formalizar essa prática de forma a garantir que todos os alunos internacionais sejam contemplados e, sendo uma ação institucionalizada, poderemos também validar horas de atividades complementares para os voluntários, que estarão colaborando para a cooperação internacional da Univates”, avalia Viviane.

Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão a realização de contato prévio à chegada do intercambista, a apresentação da Univates e de Lajeado, o repasse de informações sobre a cultura e modo de vida na região e o acompanhamento para a realização de documentos e procedimentos legais de estrangeiros no Brasil. Para isso, a AAII realizará encontros com os anfitriões a fim de repassar dicas e procedimentos importantes para a recepção do estudante estrangeiro.

Para ser um Padrinho Internacional, os interessados devem ter algum vínculo com a Univates e se inscrever por meio de formulário on-line disponível em www.univates.br/intercambio, até o dia 7 de julho. Após essa data, a AAII realizará entrevista com os candidatos.

Mais informações podem ser obtidas com a AAII pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.

Quem são os afilhados?
Os afilhados são alunos estrangeiros provenientes, principalmente, da América do Sul e da Europa. Cada padrinho será incumbido de um ou mais intercambistas – de acordo com sua preferência. AAII designará os afilhados aos seus respectivos padrinhos, a fim de que iniciem os contatos.

Texto: Nicole Morás