Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes dos cursos técnicos podem usufruir do CrediVates

Postado em 01/07/2016 10h51min

Por Elise Bozzetto

Alunos que ingressaram nos cursos técnicos da Univates em 2016 (nos semestres A ou B) podem se inscrever para concorrer a uma vaga do CrediVates. O programa permite financiar até 50% da semestralidade. O pagamento do financiamento é feito depois da conclusão do curso. 
 
O primeiro edital, referente ao semestre 2016B, oferece 30 vagas para os estudantes matriculados nos semestres 2016A e 2016B. 
 
Qual o prazo para concluir o curso?
Os alunos beneficiados que devem concluir o curso no prazo mínimo estabelecido acrescido de mais um semestre. Ou seja, se a previsão de duração do curso é de dois anos, o aluno deve concluir em no máximo dois anos e meio. Já os estudantes matriculados em curso com duração igual ou maior que 1.600 horas terão acrescidos dois semestres para a conclusão do curso.
 
Como fica a mensalidade?
Vamos usar como exemplo um aluno que ingressou no semestre B e financiou 50% da semestralidade. Durante os dois anos e meio de curso, ele pagará apenas 50% do valor da mensalidade para o número de disciplinas que estiver cursando. Assim que ele se formar, durante os próximos dois anos e meio depois da formatura, ele pagará o equivalente a 50% da semestralidade do curso (valor vigente). Dessa forma, não há incidência pré-determinada de juros, apenas o reajuste da mensalidade.
 
Quais os critérios de seleção?
Terão prioridade os alunos cadastrados no CadÚnico, programa do governo que registra famílias com rendimento de até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total. As principais informações que são checadas nas famílias cadastradas são:
  • características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo);
  • composição familiar (número de componentes, existência de pessoas com deficiência);
  • identificação e documentação de cada componente da família;
  • qualificação escolar dos componentes da família;
  • qualificação profissional e situação no mercado de trabalho;
  • remuneração;
  • despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).
As cidades promovem visitas nas casas das famílias de baixa renda algumas vezes ao ano para realizar o cadastramento no CadÚnico. A família que se enquadra nas rendas acima e ainda não fez sua inscrição no Cadastro Único pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no município e solicitar o cadastramento.
 
Caso as vagas não sejam preenchidas por meio do CadÚnico, o critério a ser avaliado para classificação será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, todos os alunos candidatos devem ter realizado a prova do Enem em 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5307 ou 5467, ou no site www.univates.br/espaco-academico/financiamentos/credivates.
 
 
Texto: Elise Bozzetto
 

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas