Manhã de leitura em inglês e espanhol na Univates

Postado em 01/07/2016 13h15min

Por Ana Amélia Ritt

Na manhã desta sexta-feira, dia 1º de julho, a Univates, por meio do curso de Letras, realizou o IX Concurso de Leitura em Língua Inglesa e o III Concurso de Leitura em Língua Espanhola. Os eventos, que ocorreram no auditório do Prédio 7, avaliaram a pronúncia, a entonação, a clareza, a fluência e o ritmo. Nove escolas estiveram presentes nesta edição, com cerca de 37 estudantes leitores.

O público-alvo do concurso de leitura em Língua Inglesa contemplou estudantes de Ensino Fundamental. Já o concurso de leitura em Língua Espanhola foi voltado a alunos de Ensino Médio. Cada candidato recebeu três textos antecipadamente e, antes da leitura, um deles foi sorteado. A proposta pretende desenvolver a expressão oral dos estudantes e a busca constante pelo aperfeiçoamento contínuo no aprendizado de idiomas.

O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, recebeu seus representantes com torcida fervorosa. Helena do Couto Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi uma das estudantes que realizou a leitura em inglês. “Este é meu último ano para participar no concurso de leitura em inglês, mas no ano que vem talvez eu faça espanhol e seja indicada para fazer a leitura em Língua Espanhola”, conta, afirmando que, apesar do nervosismo, o texto sorteado foi o que ela esperava e queria ler.

O diplomado em Letras da Univates Adriano Leal da Silva trouxe pela primeira vez estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Rosa, de Tabaí. Ele, que é professor de inglês, acompanhou a aluna do 9º ano Lílian Kelly Ferreira Martins. “Fiquei um pouco nervosa, mas estou acostumada a falar em público na igreja”, comenta a estudante. Lílian não conhecia a Univates e pretende participar do concurso no ano que vem com o espanhol. Adriano complementa que essa é uma ótima experiência. “Quero continuar trazendo a escola. Na sala de aula trabalhamos mais a questão da gramática, aqui há todo um outro contexto”, afirma, referindo-se ao público e ao possível nervosismo dos participantes.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt