Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pró-reitora participa de debate promovido pelo Senado em Porto Alegre

Postado em 01/07/2016 17h32min

Por Nicole Morás

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, doutora Júlia Elisabete Barden, participa, na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - CCT do Senado Federal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS). O evento debate a realidade da pesquisa e da inovação no RS com a participação de outros 15 especialistas de universidades e institutos de pesquisa, além de representantes das indústrias e secretarias estaduais.

Durante sua participação, a pró-reitora lembrou que o movimento relacionado à ciência e tecnologia do Vale do Taquari começou no final dos anos 80 com o Polo de Inovação Tecnológica, seguido da inauguração da Incubadora Tecnológica da Univates em 2004 e, por fim, com o início das atividades do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) em 2010.

“A matriz produtiva da região é na área da alimentos, o que gera impactos ambientais. Por isso, nossas pesquisas são focadas em alimentos, ambiente e energias renováveis. Comparado a outros parques, somos muito pequenos ainda, mas entramos no rol de universidades com seus centros de pesquisa localizados no interior, e já fazemos a diferença na região, que concentra 320 mil habitantes e 3% do PIB gaúcho ”, afirmou ela. A pró-reitora lembrou ainda a inauguração do Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber), no último dia 15, nas dependências do campus da Univates no município de Encantado. O espaço é vinculado ao Tecnovates e objetiva avaliar a produção de biogás em uma planta-piloto.

O encontro, mediado pelo senador Lasier Martins (PDT-RS), presidente da CCT, integra o ciclo de debates e seminários sobre os grandes desafios da ciência, tecnologia e inovação relacionados ao desenvolvimento sustentável. O objetivo é estabelecer mecanismos de comunicação qualificada com a sociedade, em parceria com instituições acadêmicas, organizações governamentais e entidades de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico em diversas cidades do país, iniciando por Porto Alegre.

A sessão ao vivo e mais informações podem ser obtidas em http://www.senado.leg.br/noticias/tv/.

Texto: Nicole Morás

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, doutora Júlia Elisabete Barden

Reprodução

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, doutora Júlia Elisabete Barden

Reprodução

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, doutora Júlia Elisabete Barden

Nicole Morás

Notícias Relacionadas