Mostra potencializa a dança na região

Postado em 29/07/2016 14h27min

Por Tiago Silva

A Mostra de Dança Univates chega à sua nona edição em 2016. Neste ano, o evento ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, no Teatro Univates. A organização, a cargo do Núcleo de Cultura e Eventos, trabalha há alguns meses nos preparativos para as apresentações, que serão divididas em duas categorias: Infantil e Juvenil/Adulto. A expectativa é que em torno de 20 escolas participem nos dois dias.

Ao longo dos últimos oito anos, desde a primeira edição, em 2008, o evento se consolidou como espaço para apresentação de diversas vertentes da dança. “A Mostra é um evento bastante democrático, que recebe diferentes estilos – dança de rua, dança étnica, dança folclórica, dança contemporânea, dança gospel – e grupos de diferentes faixas etárias”, explica a professora Silvane Fensterseifer Isse, que participa da coordenação do evento.

Na avaliação de Silvane, a atividade é responsável pelo amadurecimento dos grupos de dança da região em aspectos como qualidade coreográfica e de figurinos e uso do espaço cênico. Com essa evolução, o público, que pode assistir às apresentações de graça, sente-se cada vez mais atraído: “A Mostra tem contribuído para a formação de público para dança na região”, destaca.

As apresentações não têm viés de competição. Não há escolha dos melhores, o que, para Silvane, estimula os dançarinos a mostrarem as características de cada dança sem a pressão do resultado. “A ideia de Mostra não competitiva vem justamente para contemplar essa diversidade da dança”, complementa Silvane.

Outro aspecto em que o evento se destaca é na formação – desde a base, a escola –, já que é dividido nas categorias até 12 anos (Infantil) e Juvenil/Adulto. Até mesmo por isso, as escolas da região se tornaram grandes parceiras do evento. Na edição passada, por exemplo, 18 participaram, de sete municípios do Vale – como Bom Retiro do Sul, cidade da professora Fernanda Moesch.

Ela dá aulas para um grupo de dança com cerca de 20 alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Isabel Luiza Bittencourt. “No ano passado, foi nossa primeira apresentação na Mostra de Dança. Formei-me em Educação Física pela Univates e participei como voluntária no evento. Neste ano estamos muito ansiosos para participar. Estamos trabalhando desde o começo do ano com a coreografia”, conta ela.

Fernanda trabalha com o grupo diferentes estilos musicais, como pop e dance e gauchesca. “Escolhemos em conjunto com os alunos e fazemos uma mistura de turnos e movimentos”, diz ela, que vê a Mostra como uma atividade de referência na região. “Muitas vezes temos um grupo e não temos onde nos apresentar. Então, a Mostra de Dança é um excelente espaço”, entende.

Programe-se
As apresentações da categoria Infantil serão realizadas no dia 11 de novembro, a partir das 19h30min. Já a categoria Juvenil/Adulto sobe ao palco do Teatro Univates no no dia 12, com início no mesmo horário. Cada uma das apresentações terá tempo de até 10 minutos.

O período de inscrições para os grupos será entre 5 de setembro e 1º de outubro. O endereço eletrônico para ser efetuada a inscrição e o valor da taxa para participar serão divulgados pelos organizadores posteriormente.

Texto: Tiago Silva

Fernanda e seus alunos estão ansiosos para se apresentarem na Univates.

Crianças se apresentam no Teatro Univates.

Ana Amélia Ritt

Mostra é espaço para grupos da região apresentarem danças variadas.

Ana Amélia Ritt